Conheça 13 Super Alimentos para quem Malha Pesado

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Os 13 alimentos mais poderosos que se podem encontrar hoje, para quem gosta de malhar ou exercícios pesados são alimentos ricos em proteína ou fibra, vitaminas e minerais que combatem doenças.

O truque, para ter uma ótima alimentação é conseguir uma variedade dos melhores alimentos. Ou seja, mesclar os seguintes alimentos, incluir em sua dieta diária.

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Vamos aos alimentos então

1- Abacates

Eles são ricos em gordura, mas abacates contêm gordura monoinsaturada saudável, que tem sido associada a um risco reduzido de câncer, doenças cardíacas e diabetes.

Os abacates ajudam na regeneração de sangue e tecidos, estabilizam o açúcar no sangue e são excelentes para problemas cardíacos.

Eles são carregados com fibras (11 a 17 gramas por fruta) e são uma boa fonte de luteína, um antioxidante ligado à saúde dos olhos e da pele.

2- Maçãs

Uma maçã por dia realmente mantém o médico longe.

Maçãs são carregadas com os poderosos antioxidantes quercetina e catequina, que protegem as células de danos – o que significa um risco reduzido de câncer e doenças cardiovasculares, especialmente se você comer a pele.

Pesquisas mostram que a casca da maçã contém cinco vezes mais polifenóis do que a carne. Maçãs e peles também contêm muita fibra (cerca de duas vezes a de outras frutas comuns, incluindo pêssegos, uvas e toranja), o que pode ajudar a combater a batalha do bojo.

3- Mirtilos

Estrelas anti-idade, mirtilos são carregados com antioxidantes, especialmente antocianinas, que foram mostrados para melhorar a visão e função cerebral.

Estudos mostram que o consumo de blueberries diminui a capacidade de coordenação motora e a memória que acompanham o envelhecimento.

Essas pequenas bagas também reduzem a inflamação, que está inextricavelmente ligada a praticamente todas as doenças crônicas da doença de Alzheimer e Parkinson, ao diabetes e doenças cardíacas.

Outros estudos mostram que os mirtilos têm uma atividade anticancerígena muito maior do que outros frutos.

4- Repolho

No mundo vegetal, o gênero Brassica reina supremo, e o repolho é o mais impressionante do lote. Legumes Brassica (incluindo brócolis, bokchoy) contêm compostos chamados indoles, que foram mostrados para reduzir drasticamente o risco de câncer.

Comer repolho mais de uma vez por semana reduz a probabilidade de câncer de cólon em 66 por cento, diz Bauman. O repolho também estimula o sistema imunológico, mata bactérias e vírus e é um bom purificador do sangue.

Se você optar pela variedade vermelha, você também terá uma dose saudável de antocianinas (as mesmas moléculas de pigmento que tornam o mirtilo azul), outro poderoso antioxidante com um soco anticâncer.

5- Peixe e Óleo de Peixe

Comer peixe ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, câncer, Alzheimer, derrame, diabetes e artrite. As variedades gordurosas também podem ajudar a aliviar a depressão.

A American Heart Association recomenda que os adultos comam pelo menos duas refeições de peixe por semana, especialmente salmão selvagem, arenque e sardinha, porque essas variedades fornecem o ômega-3 mais saudáveis para o coração.

Evite variedades que contenham mercúrio, como tubarão, peixe-espada, carapau, peixe-telha e atum voador, diz Roberta Anding, MS, RD, porta-voz nacional da American DieteticAssociation. (O atum claro do pedaço está bem).

6- Alho

Pesquisas mostram que o alho reduz os níveis de colesterol total e triglicerídeos (gordura no sangue), ajudando a prevenir artérias entupidas.

Dois a três cravos-da-dia cortam a probabilidade de ataques cardíacos subsequentes pela metade em pacientes com doenças cardíacas, diz Bauman. O alho também está no topo da lista de possíveis alimentos preventivos de câncer do NationalCancerInstitute.

Alho assado inteiro ajuda a desintoxicar o corpo de metais pesados ​​como mercúrio (de peixe) e cádmio. O alho também atua como antibacteriano e antiviral, aumentando a resistência a resfriados e infecções induzidas por estresse.

7- Cogumelos

Usado durante séculos na medicina oriental, os cogumelos têm efeitos poderosos sobre o sistema imunológico – especialmente as variedades maitake, shiitake e reishi.

Cogumelos como o maitake ajudam a prevenir e tratar o câncer, doenças virais, colesterol alto e pressão alta.

De fato, os cogumelos são usados ​​como um tratamento adjuvante contra o câncer em toda a Ásia por causa de sua capacidade de neutralizar os efeitos tóxicos da quimioterapia e da radiação, ao mesmo tempo em que encolhem os tumores.

Além disso, pesquisadores japoneses descobriram que comer regularmente cogumelos shiitake reduz os níveis de colesterol no sangue em até 45%.

8- Amêndoas

As amêndoas são carregadas com fibras e gorduras monoinsaturadas, as quais demonstraram diminuir o colesterol.

Comer 1,5 onças (42,5 g) da maioria das nozes, incluindo amêndoas, como parte de uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

E apesar de as amêndoas serem relativamente ricas em gordura e calorias, estudos mostram que a ingestão de amêndoas pode realmente ajudar na perda de peso (suas proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas proporcionam a sensação de saciedade, evitando excessos).

9- Ovos

A melhor fonte de proteína do planeta, os ovos consistentemente superam o leite, a carne, o soro de leite e a soja na qualidade das proteínas que fornecem. Além de conter todos os nove aminoácidos essenciais, os ovos são carregados de nutrientes.

E pelo amor de Deus, coma as gemas. As pessoas evitam as gemas porque temem o colesterol, mas as gemas contêm colina, o que ajuda a proteger o funcionamento do coração e do cérebro e impede o acúmulo de colesterol e gordura no fígado.

10- Sementes de linhaça

Carregado com ácido alfa-linolênico, um ácido graxo essencial que ajuda a reduzir a inflamação, a semente de linhaça tem sido usada há séculos por razões medicinais e de saúde.

O próprio Gandhi proclamou: “Onde quer que a linhaça se torne um alimento regular entre o povo, haverá melhor saúde”.

A própria semente tem um excelente valor nutricional, proteínas muito utilizáveis, tremendos ácidos graxos e minerais como magnésio, potássio e zinco. Além disso, eles são uma ótima fonte de fibra.

11- Romãs

As romãs têm até três vezes os antioxidantes do vinho tinto e do chá verde – e o suco mostrou reduzir a placa que entopem as artérias, o que, por sua vez, previne doenças cardíacas e derrames.

A pesquisa mostra que o consumo a longo prazo de suco de romã também pode ajudar a retardar o envelhecimento e proteger contra o câncer.

12- Vinho tinto

Uma pequena quantidade de qualquer tipo de álcool por dia melhora o seu coração, aumentando os níveis de colesterol HDL e reduzindo o risco de coágulos sanguíneos.

“O vinho tinto também contém poderosos antioxidantes, resveratrol e saponinas, que podem fornecer benefícios cardiovasculares adicionais”, diz Anding. Resista a uma recarga, no entanto: Mais de uma bebida por dia tem sido associada à pressão alta.

13- Chocolate escuro (amargo)

Quando se trata de chocolate, o amargo é melhor – pelo menos em termos de saúde. Os benefícios do chocolate vêm de flavonóis e antioxidantes (os mesmos produtos químicos que combatem doenças encontrados em cranberries, maçãs, morangos e vinho tinto).

A ressalva: apenas o cacau verdadeiro contém flavonóis, então procure por chocolate que contenha uma alta porcentagem de cacau (60% ou mais).

O chocolate escuro também tem menos calorias do que outras variedades e, quando ingerido com moderação, reduz os níveis de colesterol LDL e impede a formação de placas nas artérias.

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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