7 Grandes Benefícios que Ganhamos ao Comer Manga

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É também conhecido como pêssego dos trópicos.

O “pêssego dos trópicos” como é conhecidos pelos europeus, a manga é uma fruta bem conhecida desde tempos antigos pelos indígenas e atualmente é produzida em todo o mundo. A fruta ajuda nos cuidados com cabelo e pele, ao mesmo tempo em que nutre e purifica o organismo com suas propriedades antioxidantes e diuréticas.

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Antioxidante e laxante

Graças ao seu alto teor de em vitaminas A e C e a seus ácidos palmítico e málico, a manga é uma fruta muito antioxidante que ajuda na proteção contra doenças cardíacas, alergias e câncer. Um pedaço de 100 g de manga contém 36,4 g de vitamina C, o que corresponde a 61% das necessidades diárias dessa vitamina.

Conheça 7 Benefícios da manga

1- Ajuda a perder peso

Apesar de conter carboidratos, a manga possui baixa densidade calórica. Ela é uma excelente fonte de nutrientes de forma concentrada, rica em fibras o que ajuda na digestão e provoca a sensação de saciedade por não conter qualquer traço de sódio e de gordura, é ideal para o café da manhã ou o lanche da tarde substituindo  os lanches calóricos, como massas, pães, biscoitos e alimentos gordurosos.

2- Protege contra o câncer

Possui uma excelente fonte de antioxidantes, são eles a quercetina, isoquercitrina, astragalin, fisetina, ácido gálico e methylgallat, além da Vitamina A e flavonóides, beta-caroteno, alfa-caroteno, beta e-criptoxantina.

Extratos da fruta, contém polifenóis, que são capazes de inibir o crescimento de células de câncer de cólon e mama sem afetar células saudáveis, a pectina também é capaz de prevenir contra o câncer de próstata.

3- Controla o diabetes

O chá das folhas é muito eficaz contra a diabetes, ele ajuda a controlar os níveis de insulina no organismo. Ferva 5 folhas em um litro de água e deixe descansar a noite, pela manhã filtre e tome.

Por conter baixo índice glicêmico e uma grande quantidade de fibras a manga ajuda no retardo da absorção dos carboidratos dos alimentos e na redução das concentrações de açúcar no sangue.

4- Melhora  a visão

Uma pequena porção de manga por dia é suficiente para repor a dose diária de vitamina A do nosso organismo, essa vitamina é também chamada de retinol e ajuda e muito a melhorar a visão, previne a cegueira noturna, a secura dos olhos e a degeneração macular.

5 – Controla o colesterol

Ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim do sangue,  reduz também a absorção de colesterol dos alimentos melhorando a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

6 – Melhora o  sistema imunológico

Apenas uma xícara de manga picada por dia é suficiente para manter a imunidade em dia, por ser rica em antioxidantes e minerais essa fruta ajuda o corpo a se defender de infecções, gripes e resfriados, ajudam na restrição de ataques microbianos,  danos celulares e manutenção geral da saúde.

7- Controla o intestino

Dor abdominal, sensação de inchaço, desconforto e mau humor podem ser consequências de um intestino preguiçoso. Isto pode ser resolvido rapidamente com a ingestão de mangas, pois contém alta concentração de fibras que são ótimas para os micro-organismos do bem que existem na nossa flora intestinal, mas prefira a fruta ao suco pois, esse não contém as mesmas quantidades de fibras.

Aproveite as dicas e e comesse a incluir a manga em sua dieta.

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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