7 Temperos para Você Diminuir o Consumo de Sal e Obter mais Saúde

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Diminua o consumo de sal!

A hipertensão, segundo dados do Ministério da Saúde, é a responsável por 50% dos infartos, 80% dos AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) e 25% dos casos de insuficiência renal. E não precisa ter uma idade avançada para sentir os efeitos do excesso de sódio no organismo. Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, apontou que uma em cada cinco pessoas dos 24 aos 32 anos são hipertensas por lá. No Brasil, ainda não há dados oficiais da hipertensão em jovens, mas os médicos relatam que os casos têm sido cada vez mais frequentes.

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Cortando a quantidade de sal na comida já é um grande começo para mudar seus hábitos. E para manter a graça em seu pratos favoritos, eu listo sugestões de temperos que, além de dar sabor aos pratos e ajudara a sua saúde.

Cúrcuma

A cúrcuma tem poderes anti-inflamatórios e ajuda a melhorar a digestão, regular o metabolismo e também auxilia na proteção do fígado. Assim como o manjericão, a cúrcuma é rica em antioxidantes e protege contra o envelhecimento precoce.

Orégano

O tempero estimula o sistema imunológico, além de ser um poderoso expectorante. Outro benefício do orégano é que ele é formado por uma substância chamada carvacrol, capaz de matar células cancerosas.

Alecrim

O alecrim é uma erva rica em propriedades antifúngicas e, por isso, é grande aliado no combate e prevenção contra doenças como a candidíase.

Coentro

Esse tempero é rico em uma série de nutrientes, como a vitamina C, magnésio, cálcio e fósforo. Essas substâncias são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico, dos sistemas nervoso e muscular e também para a manutenção dos ossos.

Cominho

Cientistas de Israel identificaram no cominho uma substância que pode ajudar a prevenir o câncer. Cominho também é rico em cálcio e vitaminas B1 e B2 – por isso, é bom para o fígado.

Manjericão

Quem diria que aquele verdinho em cima da pizza margherita teria tantas propriedades! O manjericão é antioxidante, ajuda na digestão, alivia cólicas (alô, TPM!) e diminui a formação de gases. E ainda ajuda nas dores musculares, pois é rico em eugenol.

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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