Agave | Conheça os Benefícios do Adoçante Natural

0
1178
views
É a matéria-prima da bebida tequila.

O açúcar tem sido cada vez mais o vilão na busca desesperada para se ter um vida saudável, e ele está no topo da lista de alimentos que todo mundo quer diminuir ou erradicar o consumo. Calórico ele aumento drasticamente o risco de desenvolver diabetes, ter colesterol alto e sobrecarregar o fígado por exemplo. O que todos talvez poucos saibam é que à opções para substitui-lo, uma opção dentro dos chamados “adoçantes naturais”, é o agave.

  • Leia Também

7 Receitas Caseiras Incríveis de Hambúrgueres Fit

Receitas de Pães Funcionais para Fazer em Casa

Essa Torta de Chocolate Vegano vai Encantar a sua Ceia de Ano Novo

O Agave é uma planta de origem mexicana, que tem a aparência parecida com o cacto, e é a matéria-prima da bebida tequila. Ela contém um néctar que, ao ser extraído e filtrado, é usado como um adoçante orgânico. Seu sabor é mais doce do que o açúcar e sua aparência é parecida com o a do mel, porém com uma coloração e textura mais suaves.

Mel x Agave

Por ser um alimento natural, obtido a partir do néctar das flores e das excreções das abelhas, o mel é considerado um dos melhores tipos de adoçantes existentes. Entre seus benefícios está o fato de melhorar o processo digestivo, eliminar algumas bactérias do organismo, fazer bem para a pele, entre diversos outros. Em comparação com o agave, os dois possuem características próximas, inclusive na quantidade de calorias.

A principal diferença entre ambos está no poder de adoçar, já que a calda de agave adoça bem mais e, portanto, pode ser consumida em quantidade menor. A carga glicêmica do agave também é bem menor da que a encontrada no mel. Em relação às suas composições, o mel possui 50% de glicose e 50% de frutose, enquanto a calda de agave tem entre 75% e 90% só de frutose.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 20 g de xarope de agave, o equivalente a duas colheres de sopa.

Quantidade: 2 colheres de sopa de xarope de agave (20g)
Energia: 80 kcal
Carboidratos, dos quais: 20 g
Frutose: 17 g
Dextrose: 2,4 g
Sacarose: 0,3 g
Outros açúcares: 0,3 g
Proteínas: 0 g
Gorduras: 0 g
Fibras: 0 g

Além disso, o agave também possui alguns minerais como ferro, zinco e magnésio, trazendo benefícios adicionais à saúde quando comparado ao açúcar comum.

Cuidados e contraindicações

O xarope de agave, apesar de ter um baixo índice glicêmico, é rico em frutose, um tipo de açúcar que quando consumido em excesso pode causar problemas como colesterol alto, triglicerídeos altos e gordura no fígado.

Além disso, também é preciso estar atento ao rótulo dos para ter a certeza de que o xarope de agave é puro e ainda contém seus nutrientes, pois algumas vezes o xarope passa por processos de refinamento e torna-se um produto ruim.

Para controlar o peso e problemas como colesterol e diabetes, o ideal é reduzir o consumo de qualquer tipo de açúcar na dieta, além de adquirir o hábito de ler os rótulos dos alimentos industrializados, para identificar a presença de açúcar nesses alimentos.

Benefícios da Agave para saúde

  • A planta apresenta uma ótima função laxante, mostrando-se bastante eficiente em prisões de ventre e outros problemas intestinais e distúrbios digestivos.
  • Previne a osteoporose.
  • Ela apresenta diversos sais minerais. Entre eles está o ferro, potássio, cálcio e magnésio.
  • É maravilhosa quando utilizada como antisséptico bucal.
  • Apresenta também funções emolientes.
  • Possui um baixo índice glicêmico, e por isso ajuda a prevenir a contração de diabete (mas não é indicada para o controle da doença depois de adquirida).
  • Pode ser usada também no tratamento de úlceras no estômago.
  • É um diurético natural muito indicado.
  • Demonstra-se maravilhosa no combate à artrite.
  • Reduz a absorção de gordura e colesterol que é feita pelo nosso intestino.

Deixe uma resposta