Água | Saiba a Importância de se Hidratar Quando Estiver de Dieta

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Hidratar-se é extremamente importante para o organismo.

Nos períodos mais quentes não há dúvida que temos que nos hidratar, porém os cuidados não devem ser restritos apenas no verão e sim em todas as estações. Hidratar-se é extremamente importante para o organismo, e a água é o elemento principal. Beber água é imprescindível para a qualidade de vida, além da água podemos incluir sucos naturais e chás para auxiliar na hidratação.

A água é o maior componente do corpo humano: Ela representa normalmente 70% do peso de um adulto masculino, nas mulheres a porcentagem fica entre 50% a 55%, por causa da maior proporção de gordura corporal. Os músculos e o cérebro possuem cerca de 75% de água, o sangue e os rins possuem 81%, o fígado possui perto de 71%, os ossos cerca de 22% e o tecido adiposo por volta de 20%. Esses são só os principais componentes do nosso organismo que mostram a importância da hidratação.

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A maior parte da água localizada no corpo humano se encontra dentro das células (praticamente ⅔) e o restante se encontra fora delas, nos espaços entre as células e o plasma sanguíneo.

O nosso corpo necessita de água para sobreviver e funcionar adequadamente. O ser humano não pode viver sem beber água por mais de alguns dias – dependendo do tempo, os níveis de atividade e de outros fatores, enquanto outros nutrientes podem ser negligenciados por semanas ou meses. Embora geralmente ela não seja tratada com a devida importância, nenhum outro nutriente é tão necessário com tamanha frequência e quantidade.

A água mantém nosso equilíbrio físico e mental e uma boa hidratação traz diversos benefícios entre eles estão:

  • Deixar a pele bonita e saudável
  • Eliminar a celulite
  • Auxiliar no emagrecimento
  • Deixar cabelos e unhas hidratados
  • Melhorar o funcionamento do cérebro
  • Aumentar a massa muscular
  • Limpar o organismo
  • Regulador térmico
  • Aumentar a saciedade
  • Melhorar o funcionamento do intestino

Á quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual. Para você saber quanto de água tomar basta multiplicar 35ml de água pelo seu peso corporal. Por exemplo uma pessoa de 55 kg deve tomar 1,9 litros de água enquanto.

(35 ml de água x 55 kg peso = 1,9 litros de água).

Desidratação

Como citamos acima, o corpo humano é composto de 70% de água. Quando há um baixo nível de líquido ocorre a desidratação. Se diagnosticada logo, é de fácil prevenção e tratável.

A desidratação leve causa sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga; a grave pode levar à morte. Quando o líquido perdido não é reposto, os níveis de sódio na corrente sanguínea aumentam e surgem outras complicações.

Pessoas desidratadas apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a aumentar o ritmo de batimentos, quadro chamado de taquicardia. Em condições normais, a água é eliminada do organismo através do suor, da urina, das fezes e lágrimas.

Ficar sem beber água ou qualquer outro líquido e em exposição excessiva ao sol podem levar à desidratação. O organismo perde sódio e potássio. A perda desses nutrientes pode causar uma parada cardíaca e levar a morte.

Dentre as causas de perda excessiva de líquido, a mais comum é a diarreia. No verão, as chances de ter uma diarreia aumentam, pois os vírus causadores dessa doença tendem a se multiplicar, tanto no ambiente quanto nos alimentos expostos ao calor. Vômitos também são responsáveis por grande parte dos casos de desidratação. O excesso de roupas aumenta a eliminação de água pelo organismo e pode levar à desidratação também.

Evite a desidratação: Beba bastante água, consuma frutas e verduras que contenham uma grande quantidade de líquido em sua composição, como melancia, melão, laranja, chuchu. Beba sucos naturais, águas saborizadas e chás.

Tratamento desidratação leve: Beba muita água, água de coco, isotônicos e soro caseiro.

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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