Como ter uma boa alimentação na ansiedade?

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A ansiedade tem se tornado tão comum que o Brasil

Aperto no peito, coração disparado, inquietação, nervosismo, insônia = Ansiedade. Esses são alguns dos sintomas causados pela ansiedade.

A ansiedade tem se tornado tão comum que o Brasil assumiu o posto de país com a maior taxa de pessoas com esse tipo de transtorno. No mundo, 264 milhões de indivíduos sofrem com a ansiedade, número 15% maior do que o registrado em 2005.

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Para lidar com todos esses sintomas existem diversos caminhos, um deles é através da ALIMENTAÇÃO.

Alimentos que devem ser evitados:

  • Alguns alimentos provocam agitação o que não é nada bom para quem está com ansiedade. Neste caso devemos evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e á base de cafeína. Alimentos ricos em carboidratos simples e açúcar também devem ser evitados, pois contribuem para quadros depressivos. É preciso atenção para variações de apetite, pois existem dias mais tranquilos e menos estressados e outros não, se ocorre alterações de apetite frequentemente e sem causas aparente pode ser um sinal para um estado deprimido.

 

Alimentos que devem ser consumidos

  • Alimentos como: cereais integrais, oleaginosas, legumes e carnes fontes de vitamina B1 atuam nas funções cerebrais que estão relacionadas a cognição e memória.
  • Aveia, gérmen de trigo, banana, abacate e batata, são fontes de vitamina B6 ajudam na produção de serotonina, neurotransmissor conhecido por proporcionar bem estar.
  • Alimentos ricos em vitamina B12, carne vermelha, leite, peixes e ovos, ajudam na manutenção das disfunções nervosas e na atividade mental.

 

Invista também nos seguintes alimentos:

  • Alimentos ricos em ácido fólico, verduras de folha verde e vegetais verde escuro.
  • Alimentos fonte de colina, gema de ovo, leite e lecitina de soja, essências para aprendizado e clareza mental.
  • Alimentos ricos em triptofano, queijos, castanhas e chocolate amargo, ajudam na disposição e bem estar.

 

Suplementos naturais que podem ser utilizados:

  • Óleo de peixe ou linhaça
  • Levedo de cerveja (vitaminas do complexo B)
  • Dolomita (cálcio e magnésio)
  • 5 – hidroxitriptofano (aminoácido precursor da serotonina)
  • Fitoterápicos (plantas) como: Valeriana, Erva de São João, Kava-Kava, Melissa, Mulungu e Camomila.

 

DICAS PARA ROTINA

  • Evite pular o café da manhã, pois é momento para estimular áreas cerebrais relacionadas à atenção, prazer e bem estar.
  • Realize os lanches intermediários, evite ficar longos períodos em jejum, nesses horários consuma algo leve e prático.
  • Realize as refeições em ambientes tranquilos, serenos, preferencialmente sem televisão, computadores e celulares.

Combinar alimentos em uma dieta balanceada e harmônica ajuda a controlar os níveis de ansiedade, o que proporciona mais equilíbrio emocional.

Além da dieta é importante praticar atividades físicas, e tentar levar uma rotina normal e saudável, sair, namorar, ouvir boa música, dançar, entre outras coisas.

 

 

 

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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