Como fazer 5 Chás para Combater a Ansiedade?!

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O QUE É ANSIEDADE?

O termo ansiedade tem várias definições nos dicionários como: angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, aflição, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.

Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento mental e físico.

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A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.

SINTOMAS DE ANSIEDADE

Os sintomas de ansiedade podem se manifestar a nível físico e psicológicos surgem vários sintomas ao mesmo tempo, vários sintomas ao mesmo tempo

 

·         SINTOMAS FÍSICOS ·         SINTOMAS PSICOLÓGICOS
·         Enjoo e vômitos ·         Agitação
·         Tontura ·         Nervosismo
·         Respiração ofegante/falta de ar ·         Concentração prejudicada
·         Dor ou aperto no peito ·         Preocupação constante
·         Dor de barriga, podendo ter diarréia ·         Medo constante
·         Roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápido ·         Sensação de que algo ruim pode acontecer
·         Tensão muscular, causando dores ·         Descontrole sobre os próprios pensamentos
·         Dificuldade para dormir e irritabilidade ·         Balançar as pernas e braços constantemente

 

POR QUE CHÁS COMBATEM ANSIEDADE

Os ativos encontrados nos chás agem diretamente no sistema nervoso. Esses ativos agem diminuindo a ação de neurotransmissores excitatórios, além disso, melhora a ação da serotonina, neurotransmissores que estão relacionados ao relaxamento.

As ervas medicinais podem ter o mesmo efeito que os remédios, porém sem tantos efeitos colaterais associados. É importante consultar seu médico ou nutricionista sobre as possibilidades de tratamento para ansiedade com plantas medicinais como os chás.

 

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COMO TRATAR ANSIEDADE COM CHÁS?

Os chás são um grande aliado no tratamento para ansiedade, já que as plantas medicinais também possuem princípios ativos, porém em forma mais branda, não oferecendo grande risco de toxicidade, porém não são todos os chás que ajudam nesse processo.

As ervas que são fontes de cafeína, podem agravar a ansiedade devido ao efeito estimulante, por exemplo, o chá verde, o chá mate, o chá preto, o chá branco e os outros obtidos a partir da Camellia sinensis, esses devem ser evitados.

Para preparar o chá é simples, se feito com flores ou folhas, basta aquecer á água até levantar fervura, depois despejar á água sobre a erva, abafar por 10 minutos e depois coar.  Já para o preparo com cascas e caules, deve se ferva a água, adicionar a planta e ferver por 5 minutos e depois coe.

Os chás podem ser consumidos quentes ou frios e sua durabilidade é de 24 horas. O chá é um remédio natural para ansiedade e não deve ser adoçado para que sua ação terapêutica não seja prejudicada.

CHÁS PARA COMBATER A ANSIEDADE

ALECRIM: Pouco conhecido pela propriedade calmante, o alecrim pode ser eficiente no combate à ansiedade. Infusão 2 colheres sopa rasa para 500 ml de água, tomar 2 xícaras por dia.

CAMOMILA: Conhecida como um calmante natural, a camomila combate a ansiedade e ao estresse. Infusão de 2 colheres sopa cheias para 500 ml de água, pode ser consumido ao longo do dia.

MULUNGU: É muito indicado para quem sofre com ansiedade. Decocção 1 colher sopa para 500 ml de água ferva de 5 a 10 minutos abafe por mais 5 minutos e coe, tomar 2 a 3 xícaras por dia.

MELISSA: O seu chá é excelente para quem é nervoso e sofre com crises de ansiedade. Infusão 2 colheres de sopa para 500 ml de água. Tomar o chá três vezes ao dia para melhores resultados.

MARACUJÁ: Muito bom para acalmar os nervos. Infusão de 2 colheres de sopa para 500 ml de água tomar de 2 a 3 vezes ao dia.

Além do consumo diário dos chás para tratar a ansiedade, também existem outros hábitos que devem ser adquiridos para que haja um controle da ansiedade.

  • Consumir alimentos fontes de vitaminas do complexo B, ácido pantotênico e cálcio;
  • Ter uma alimentação saudável e balanceada, evitando alimentos ricos em gorduras e açúcares;
  • Dormir bem;
  • Respirar intensamente para relaxar;
  • Praticar atividade física
  • Tirar um tempo para se dedicar aos seus hobbies.

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Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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