Aprenda agora sobre tudo o que não mostram sobre rótulos de produtos

0
268
views

Vamos lá hahha 😁, como sempre falo se liga nos ingredientes.

Trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, de um animal de estimação, fazer atividade física, ter vida social e ainda tentar uma alimentação saudável.

A lista de afazeres diários é grande e, muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos optando por alimentos prontos para um lanche ou alguma refeição.

Mas, com alguns cuidados, mesmo assim é possível ter uma alimentação mais saudável. eu como nutricionista com anos de experiências, digo que, ler o rótulo dos produtos e optar por aqueles que têm ingredientes que trazem mais benefícios para o organismo é o primeiro passo.

A importância dos rótulos

Você já deve ter ouvido  a seguinte frase – “A primeira impressão é a que conta” ou “Imagem é tudo”. São ditados criados pela experiência das pessoas e representam o pensamento de muitos.

Ditados populares à parte, é de concordância geral que uma imagem rebuscada e bem trabalhada chama a atenção, desperta a curiosidade e aguça o desejo de ter o objeto visualizado.

Assim é com os rótulos das mercadorias. A imagem e a informação contidas na embalagem podem ser o grande diferencial para a compra ou não do produto.

A informação aliada à imagem correta

As pessoas prezam cada dia mais a quantidade e a qualidade das informações. Muitos consumidores fazem questão de conferir a tabela dos valores nutricionais, a gramatura e os ingredientes; logo, essas são informações essenciais para qualquer produto.

Mas não adianta exibir as informações corretas se o rótulo não for atraente a ponto de despertar a curiosidade do consumidor.

Grandes empresas investem consideravelmente em pesquisas de marketing para entender o que o consumidor espera encontrar em um rótulo. Esse investimento não é à toa — os gestores entendem que o rótulo correto pode ser o diferencial para a decisão de compra do cliente.

Cuidados com o design dos rótulos

Nos rótulos de embalagens, a priorização das informações é fundamental.

E isso vale para tudo: desde os arabescos da identidade visual à disposição das imagens e alinhamento do texto e, principalmente, ao estilo adotado para o rótulo.

Por exemplo:

  • Estilos rústicos podem apostar em cores e formas que remetem ao tom amadeirado tão característico do estilo.
  • Formas minimalistas, por sua vez, prezam pela objetividade com simplicidade.

Tenha em mente que, a escolha do design dos rótulos para embalagens é complementar à identidade visual, mas igualmente importante.

Tabela nutricional

A primeira informação a ser observada é a porção considerada na tabela nutricional. Na maioria das vezes, ela considera porções do alimento e não a embalagem inteira.

Por isso, geralmente, é preciso fazer um cálculo para saber a quantidade que realmente está sendo consumida.

Às vezes tá escrito um grama [de algum nutriente] por porção e aquele pacote inteiro tem oito porções. Então, de fato, são oito gramas naquele pacote inteiro que a gente vai comer.

A tabela tem três colunas, que trazem as calorias e nutrientes, os valores absolutos (em miligramas, gramas ou mililitros) e a porcentagem de acordo com os valores diários de referência para o consumo de cada um deles.

Alguns nutrientes são obrigatórios nesta tabela, como sódio, fibra e gorduras.

Vamos Lá

.
A nutri fala pra você comer um peixinho 🐟, um filézinho de tilápia, aí você vai até o mercado comprar e escolhe um steak de tilápia, será que é a mesma coisa? 🤔 NÃO MESMOOO.

 

.
GENTE APRENDAM A LER OS INGREDIENTES.
👉🏻 Filé de tilápia: Tilápia.
.
👉🏻 Steak de tilápia: Carne mecanicamente separada de peixe (Tilápia) (50%), água, farinha de milho, gordura vegetal,farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, amido, proteína de soja, sal, extrato de soja, dextrose, especiarias, (cebola em pó, alho em pó e páprica doce em pó), açúcar, aromatizantes (óleo essencial de cebola e aroma idêntico ao natural de bacalhau), fermento biológico, espessantes carragena (INS 407), goma xantana (INS 415) e goma guar(INS 412), antioxidante isoascorbato de sódio (INS 316),estabilizantes tripolifosfato de sódio (INS 451i) e polifosfato de sódio (INS 452i), realçador de sabor glutamato monossód

ico (INS 621), corante natural urucum (INS160b). 😱😱😱😱😱😱😱
.
👉🏻É muita coisa em um produto só né. Se você quiser comer um peixe🐟 empanadinho você não precisa comprar um steak, você pode empanar em casa com temperinhos naturais, farinhas de rosca, amêndoa, linhaça, quinoa ingredientes que são saudáveis de verdade.
.
Percebam que ambos são da mesma marca, ou seja uma marca pode ter produtos de qualidade e outros não né. Por isso leiam os ingredientes e façam boas escolhas.

Quer saber mais sobre saúde e alimentação? CLIQUE AQUI

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
Compartilhe
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta