Aprenda Maneiras de Combater a Acne, Cuidando de sua Alimentação

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As acnes sofrem influência genética e hormonal.

A acne é o nome utilizado para o aumento de espinhas, que ocorre devido a um processo inflamatório causado pela produção excessiva de sebo pelas glândulas. As espinhas podem acometer além do rosto, as costas, braços, ombro e colo. Isso ocorre mais na adolescência atingindo meninos cerca de 95 % e meninas 83%, porem podem aparecer em qualquer idade. As acnes sofrem influência genética e hormonal, manifestando-se pela presença de pus, vermelhidão, processo inflamatório, cistos e lesões, que podem deixar cicatriz na pele.

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Além de uma predisposição genética e alteração hormonal, também são necessários alguns fatores para desenvolver as acnes, entre eles o estresse excessivo, a falta de higiene e uma má alimentação.

ALIMENTOS QUE CAUSAM A ACNE
Alimentos com alto índice glicêmico são os mais prejudiciais à aparência da pele. A ingestão de doces, tortas, balas e bolos em excesso contribuem para a elevação dos níveis de açúcares no sangue. Estas são comidas pobres em fibras e nutrientes. Quanto ao leite e derivados, devido aos hormônios presentes em suas composições, eles contribuem para o aumento da produção de sebo nas glândulas da pele.

Evite: alimentos ricos em açúcar e gordura como: chocolate ao leite, carnes gordurosas, frituras, fast food, comida industrializada, pães, salgados, doces, leite e derivados. 

ALIMENTOS PARA COMBATER
Os alimentos para reduzir as acnes são principalmente os cereais integrais e alimentos fonte de ômega 3 como o salmão e sardinha. Esses alimentos ajudam a regular o açúcar no sangue e a diminuir a inflamação da pele.

Os alimentos ricos em zinco como a castanha do Pará, também ajudam a diminuir a oleosidade na pele e na cicatrização, evitando as temidas manchas deixadas pelas acnes.

Alimentos que combatem as espinhas:

  • Ômega-3: sardinha, atum, salmão, linhaça, chia;
  • Sementes: chia, linhaça, abóbora;
  • Grãos integrais: arroz integral, macarrão integral, farinha integral, quinoa, aveia;
  • Carnes magras: peixes, frango, lagarto, patinho e lombo suíno;
  • Vitamina A: cenoura, mamão, espinafre, gema de ovo, manga;
  • Vitamina C e E: limão, laranja, brócolis, abacate.

Além de uma boa alimentação é fundamental beber 2 litros de água por dia, para que a pele esteja hidratada e preparada para cicatrização.

Por isso, durante o tratamento da acne, além do uso dos produtos cosméticos específicos, também é importante melhorar a alimentação e beber água, o que auxilia na eliminação das toxinas presentes no organismo e melhora a saúde da pele.

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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