→ Conheça os Benefícios para a Saúde do Açaí

0
31642
views
Saiba mais sobre o parente do mirtilo.

Semelhante a um cruzamento entre uma uva e um mirtilo, o açaí  é uma pequena drupa roxo-avermelhada que consiste em um agrupamento de sementes, com apenas cerca de 15 por cento sendo comestíveis, colhidas em altas palmeiras delgadas encontradas ao redor da bacia do rio Amazonas.

Essas bagas também são bastante perecíveis, mas possuem atributos nutricionais significativos quando ingeridas frescas.

Os usos tradicionais do açaí incluem tratamento para diarreia, infecções parasitárias, hemorragias e úlceras. Como alimento, a polpa de açaí no cinturão tribal da Amazônia é frequentemente misturada com a raiz de mandioca de raiz de amido e comida como mingau.

 

  • Leia Também

Biotina | Saiba mais Sobre a Vitamina que faz bem para os Cabelos, Pele e Unhas

Receitas de Pães Funcionais para Fazer em Casa

Moringa | Conheça os Benefícios para a Saúde Dessa Iguaria

 

O sabor é frequentemente descrito como uma reminiscência de frutos silvestres e chocolate.

É encontrada em grandes supermercados e lojas de produtos naturais em todo o mundo, geralmente como suco ou chá, e não como produtos frescos, simplesmente porque tirá-los da Amazônia com os nutrientes ainda intactos é um processo complicado.

Outros usos para o Açaí incluem corante natural, cosméticos, cremes antienvelhecimento da pele, xampus e condicionadores, e também em suplementos alimentares.

Produtos caros baseados em açaí têm sido amplamente anunciados como tendo um potencial significativo de perda de peso, mas, nesse ponto, cientificamente falando, o júri ainda está fora.

Na verdade, a Federal Trade Commission anunciou no início de 2012 que havia pedido aos tribunais federais para suspender temporariamente a atividade de sites de marketing de produtos de emagrecimento de açaí.

Benefícios para a saúde do Açaí Berry

A lista de atributos desta pequena baga inclui um alto nível de atividade antioxidante semelhante ao cranberries, mas mais do que o que é encontrado em mirtilos e morangos.

Os valores de Capacidade de Absorção Radical de Oxigênio (ORAC) medindo o poder antioxidante da polpa do açaí / pó da pele supostamente têm o maior valor de ORAC entre frutas e vegetais, ou 10 vezes mais antioxidantes do que as uvas vermelhas.

Açaí bagas são baixos em açúcar, mas contêm excelentes quantidades de cálcio, fibras e vitamina A.

Eles também contêm compostos de antocianina, como resveratrol e cianeto e ácido ferúlico, que não só dão frutas e legumes sua cor distinta, mas também se unem com flavonóides para defender o corpo contra os radicais livres nocivos. De fato, o açaí contém 10 a 30 vezes mais antocianina do que o vinho tinto.

Ácidos graxos benéficos, como o ácido oleico, um dos mesmos óleos encontrados no azeite de oliva, é outro ponto forte, e níveis saudáveis ​​de fibra dietética mantêm o sistema funcionando sem problemas.

As propriedades contidas no açaí podem ajudar a prevenir problemas de saúde como artrite, inflamação, obesidade, disfunção erétil, doenças neurológicas e alergias.

Estudos laboratoriais mostraram que eles têm efeitos positivos sobre doenças associadas ao estresse oxidativo, doenças cardíacas e câncer.

Açaí bagas devem ser consumidas com moderação, porque eles ainda contêm açúcar, mesmo que em níveis mais baixos do que outras frutas. Lembre-se, a frutose pode ser prejudicial à sua saúde em quantidades excessivas.

Açaí Nutritivo

Tamanho da dose: 3.5 onças (100 gramas)

Amt. Por
porção
% De
valor diário *
Calorias 70
Calorias da gordura 50
Gordura total 5 g 8%
Gordura saturada 2 g 8%
Gordura trans 0 g  0% 
Colesterol 0 mg 0%
Sódio 10 mg 0%
Carboidratos Totais 4 g 1%
Fibra Alimentar 2 g 8%
Açúcar 2 g
Proteína 1 g
Vitamina A15% Vitamina C 0%
Cálcio2% Ferro 0%

* Porcentagem de valores diários são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Estudos feitos no Açaí

Um estudo publicado em meados de 2011 relatou que o fruto do açaí não só oferece benefícios potenciais à saúde devido às suas capacidades de eliminação de antioxidantes, mas também suprime a atividade biológica que degradaria a integridade celular. 1

Pesquisa publicada em setembro de 2012 relatou os efeitos da polpa do Açaí no câncer da bexiga urotelial quimicamente induzida em camundongos, e a incidência e multiplicidade de carcinoma de células transicionais (TCC).

 

  • Leia Também

Biotina | Saiba mais Sobre a Vitamina que faz bem para os Cabelos, Pele e Unhas

Receitas de Pães Funcionais para Fazer em Casa

Moringa | Conheça os Benefícios para a Saúde Dessa Iguaria

 

Após 10 semanas de tratamento, verificou-se que o tratamento com polpa de açaí reduz a incidência de TCC, a multiplicidade e a proliferação de células tumorais, bem como reduz significativamente os danos no DNA.

Os autores do estudo relataram que o tratamento positivo da polpa do açaí foi provavelmente devido às habilidades antioxidantes da fruta.

O objetivo de outro estudo foi avaliar como a polpa do açaí afetou os riscos de distúrbios metabólicos. Envolveu 10 adultos com sobrepeso tomando 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia durante um mês.

Antes do estudo, mediram-se os níveis de glicose no sangue, pressão sanguínea, colesterol, triglicerídeos e outros biomarcadores de cada indivíduo.

No final do teste de 30 dias, os pesquisadores descobriram reduções na glicemia de jejum, nos níveis de insulina e no colesterol total; no entanto, não houve efeito sobre a pressão arterial.

Os cientistas concluíram que a polpa do fruto do açaí reduziu os níveis de marcadores de doenças metabólicas selecionados nos indivíduos com sobrepeso, indicando que mais estudos, incluindo aqueles sobre doenças cardíacas e / ou diabetes tipo 2, são necessários.

Fatos divertidos do Açaí

O açaí, alimento básico para as pessoas nas regiões de floresta amazônica, tem sido colhido da mesma forma há séculos.

As palmeiras de 60 a 80 pés são escaladas pelos trabalhadores que cortam os galhos e, em seguida, deslizam de volta pelos troncos suaves e lisos até o chão.

Como o açaí é tão pobre em açúcar e ácido, que protege a maioria das frutas, ele deve ser colhido, processado, pasteurizado e congelado rapidamente antes de ser transportado para fora da Amazônia.

Se não for processada, a fruta oxidará, ficará marrom e perderá seus nutrientes benéficos.

Quais são os Riscos em se Tomar Açaí?

  • Efeitos colaterais: Consumir Açaí como alimento é seguro. Mesmo não havendo estudos a respeito, os efeitos colaterais dos suplementos de Açaí, se existem, são desconhecidos.
  • Riscos: É possível que o Açaí possa desencadear ou agravar um inchaço, pressão alta, úlceras ou sangramentos intestinal. Se você estiver usando Açaí, avise seu médico antes de fazer uma ressonância magnética, porque há uma possibilidade de que possa interferir no teste.
  • Interações: Se você estiver tomando qualquer medicação regulamente, converse com seu médico antes de começar a usar suplementos de Açaí. Eles podem interagir negativamente com drogas como o ibuprofeno e outros analgésicos, assim como medicamentos prescritos para a dor. Não tome suplementos de Açaí sem falar primeiro com o seu médico se você estiver tomando medicamentos contra o câncer, porque eles podem bloquear a sua eficácia. Não use Açaí junto com outros suplementos antioxidantes sem a aprovação do seu médico.
  • Dosagem: A dose apropriada de suplementos de Açaí depende de vários fatores, como a idade do usuário, a saúde e varias outras condições. Por enquanto, não há informação científica suficiente para determinar um conjunto adequado de doses. Tenham em mente que os produtos naturais não são necessariamente sempre seguros e as dosagens podem ser importantes.

Receitas

Cocada de Açaí com Farinha de Tapioca

Ingredientes:

  • 1 litro de farinha de tapioca
  • 1 litro de leite condensado
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de Açaí
  • 1 coco (ralado em pedaços grossos)

Modo de Preparo:

Misturar todos os ingredientes. Levar ao fogo, mexendo todo tempo para não queimar.

Quando a massa desprender do fundo da panela, está no ponto. Retirar do fogo e continuar batendo por mais alguns minutos. Despejar em um refratário untado, esperar até esfriar e cortar as cocadas.

Mingau de Açaí

Ingredientes:

  • Arroz farinha d’água ou farinha de mandioca
  • Açaí

Modo de Preparo:

Cozinhar o arroz ou farinha com sal. Quando estiver mole no ponto do mingau, colocar o Açaí. Acrescentar açúcar a gosto.

 

Açaí na Tigela

Ingredientes:

  • 350 gramas de polpa de Açaí
  • 1 xícara de café (60 ml) de xarope de guaraná
  • 2 banana ou 1 polpa de fruta de sua preferência granola a gosto

Modo de Preparo:

Primeiro colocar as 2 bananas (ou a fruta de seu gosto) e os 60ml do xarope de guaraná no liquidificador. Bater bem até desmanchar toda a banana, colocar aos poucos o Açaí.

Bater bem até formar um sorvete. Colocar numa tigela e servir com granola a gosto.

Pão de Açaí

Ingredientes:

  • 750 gramas de farinha de trigo
  • 30 gramas de fermento biológico
  • 40 gramas de açúcar refinado
  • 10 gramas de sal
  • 1 ovo
  • 100 gramas de margarina ou gordura vegetal hidrogenada suco de Açaí até o ponto

Modo de Preparo:

Fazer um vulcão com a farinha de trigo, colocar o fermento, açúcar e um pouco de suco de Açaí e fazer e esponja.

Deixar crescer o fermento, misturar com o restante do suco de Açaí e amassar bem a massa com os ingredientes até ficar lisa.

Colocar numa forma untada e deixar crescer até quase dobrar de volume.

Pincelar com gema e óleo (margarina) e levar ao forno a 180 graus.

 

Batida de Iogurte com Açaí e Granola

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de suco de Açaí
  • 4 colheres (sopa) de granola
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 banana nanica média descascada
  • 1 pote de iogurte desnatado

Modo de Preparo:

Cortar a banana em fatias médias.

Bater no liquidificador com o suco de Açaí, o iogurte e o mel até obter uma mistura homogênea.

Despejar a mistura em 4 copos, distribuir a granola.

Servir em seguida.

Sorvete de Açaí

Ingredientes:

  • 1 litro de sucio de Açaí
  • 1 ½ xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de liga neutra 1 colher de chá de emulsificante

Modo de Preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador durante 5 minutos, menos o emulsificante.

Despejar numa vasilha de preferência de alumínio e levar ao congelador até começar a congelar.

Bater na batedeira de bolo durante 5 minutos e acrescentar o emulsificante até dobrar de volume.

Colocar em copinhos e levar novamente ao congelar.

 

Frapê de Açaí

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de tapioca
  • 100 gramas de polpa de Açaí
  • 50 ml de leite de coco
  • 100 ml de leite açúcar a gosto

Modo de Preparo:

Misturar o leite ao leite de coco.

Colocar a tapioca de molho e levar à geladeira por 30 minutos.

Retirar da geladeira e bater no liquidificador com a polpa do Açaí.

Mousse de Açaí

Ingredientes:

  • 500 gramas de polpa de Açaí
  • 1 envelope de gelatina em pó vermelha e sem sabor
  • 2 xícaras (chá) de farinha de tapioca do Pará
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador por 1 minuto a polpa do Açaí, o açúcar, o creme de leite e o sal.

Junte a gelatina, dissolvida conforme as instruções da embalagem, e bata por mais 30 segundos.

Transfira a mistura para tigela, adicione a farinha de tapioca (reserve 2 colheres de sopa) e misture com uma colher até ficar homogêneo.

Umedeça uma forma com furo no meio com capacidade para 2 litros.

Despeje a mistura e leve à geladeira por 3 horas ou até ficar firme.

No momento de servir, desenforme a mousse e salpique a farinha de tapioca.

 

Licor de Açaí

Ingredientes:

  • 3 litros de caroços de Açaí bem maduros
  • 2 litros de cachaça

Calda:

  • 1kg de açúcar
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Lavar bem os caroços e deixar escorrer.

Colocar os caroços em um garrafão de 5 litros.

Em seguida, colocar a cachaça.

Deixar em infusão por 4 dias.

Passar o Açaí em peneira ou crivo de plástico sem esfregar muito.

Fazer uma calda misturando o açúcar, deixando ferver por 20 minutos sem mexer.

Deixar esfriar.

Misturar a infusão na calda aos poucos para não ficar muito forte.

Filtrar em flanela e engarrafar.

Bombocado de Açaí

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 100 gramas de queijo ralado
  • 1 colher (sopa) manteiga derretida
  • 250 gramas de açúcar
  • 50 gramas de coco ralado
  • 1 xícara (chá) de Açaí

Modo de Preparo:

Bater os ovos na batedeira ligeiramente.

Acrescente o Açaí e os demais ingredientes.

Untar em charão e enfarinhar.

Colocar a massa e levar ao forno pré-aquecido.

Depois de pronto cortar em quadrados.

Se preferir colocar em caxetas.

 

Salada Verde com Molho de Açaí e Mostarda

Ingredientes:

  • 100 gramas de polpa de Açaí congelada
  • 2 colheres (sopa) de mostarda dijon
  • ½ xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
  • 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 10 tomates cereja
  • 1 alface fisée
  • 1 alface crespa
  • 1 alface roxa
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

Lave as folhas e reserve.

Coloque no copo do liquidificador a polpa de Açaí, a mostarda, o vinagre e o açúcar.

Bata até ficar homogênea. Sem parar de bater, adicione o azeite de oliva, em fio.

Misture até incorporar. Sirva com a salada.

Cocada de Açaí

Ingredientes:

  • 1 coco maduro grande ou 2 médios açúcar suficientes
  • 2 xícaras de Açaí

Modo de Preparo:

Ralar o coco e medir para a mesma quantidade de coco ralado a mesma de açúcar.

Levar ao fogo.

Quanto ferver, acrescentar o Açaí.

Cozinhar até aparecer o fundo da panela.

Despejar num charão untado, contar a massa em tamanho de cocada.

Brigadeira de Açaí

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) bem cheia de Açaí grosso
  • 1 pacote de confeito colorido
  • 1 colher de margarina
  • 100 caxetas

Modo de Preparo:

Levar ao fogo o leite condensado e o Açaí, mexendo até dar o ponto.

O ponto acontece quando aparecer o fundo da panela.

Untar um prato com margarina e derramar o brigadeiro.

Deixe esfriar, enrolar e passar no confeito.

Colocar nas caxetas.

Rocambole de Açaí

Ingredientes:

Massa:

  • 6 ovos
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de trigo

Recheio:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) bem cheia de Açaí (grosso)
  • 1 pacote de coco ralado

Cobertura (maria mole):

  • 1 pacote de gelatina sem sabor
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de coco ralado

Modo de Preparo:

Massa:

  • Bater as claras em neve, acrescentar as gemas, o açúcar e o trigo.
  • Assar em forma untada ou forrada com papel manteiga.

Recheio:

  • Leve ao fogo o Açaí e todos os ingredientes.
  • Mexa até começar a aparecer o fundo da panela.

Cobertura (maria mole):

  • Dissolva a gelatina em ½ xícara de água morna mexendo bem.
  • Depois acrescente o açúcar até formar uma massa consistente.
  • Cobra o rocambole e jogar o coco ralado por cima.

Bolo de Açaí

Ingredientes:

  • 2 ovos inteiros
  • 3 gotas de essência de baunilha
  • ¼ colher (chá) de sal refinado
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 tijolinhos de Açaí (200 g) a temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Juntar os ovos e a essência de baunilha e misturar.

Acrescentar o sal e misturar de novo até ficar homogêneo.

Acrescentar o açúcar mascavo, mexer bem, misturando tudo.

Colocar o óleo mexer muito bem até ficar uma mistura mais consistente.

Adicionar a aveia em flocos e a farinha de trigo, depois o Açaí.

Mexendo muito bem, para que todos os ingredientes fiquem igualmente distribuídos na massa.

Acrescentar o fermento e mexer a massa delicadamente até que todo o fermento se distribua na massa.

Colocar em uma forma untada com farinha de trigo ou, se preferir, com a aveia em flocos e assar em forno pré-aquecido durante 40 ou 50 minutos.

 

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
Compartilhe
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta