Cabelos Fortes e Saudáveis

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Você nutri o seu cabelo?

Cabelos secos, opaco, quebradiços, pontas duplas, queda de cabelo = desespero!!! Primeira ideia ir comprar mil produtos top para passar no cabelo, depois ir ao melhor salão de beleza e investir em vários tratamentos capilares tudo isso é ótimo, MAS SERÁ QUE O QUE VOCÊ COME ESTÁ NUTRINDO SEU CABELO?

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O baixo consumo de proteínas, vitaminas e minerais pode levar à perda do brilho, à quebra, queda e até interferir no crescimento do cabelo. Os alimentos ricos em proteínas são compostos por aminoácidos como exemplo a queratina que protege e fortalece os fios de cabelo, previne e trata a queda.

As vitaminas e minerais também são essenciais para que o cabelo cresça forte e saudável como:

Vitamina C: antioxidante contribui para o bom funcionamento das células do fio. Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.

Vitamina E: previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.

Ferro: encontrado nas carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão, a deficiência desse mineral pode causar queda de cabelo.

Magnésio: essencial para formação de proteínas que constitui os fios, assim como a queratina. Encontrado na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.

Potássio: mantém a hidratação dos cabelos. Presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.

Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.

Zinco: estimula a multiplicação das células, favorece o crescimento e fortalece os cabelos. Além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, farelos de trigo, nozes.

Cálcio: a carência desse mineral deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão importantes.

Ácidos graxos poliinsaturados: os mais conhecidos são o ômega 3 e o ômega 6, hidratam e dão brilho e força aos fios. Principais fontes são: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja.

Proteínas: estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados, grãos.

Os alimentos fontes dessas vitaminas e minerais devem ser consumidos diariamente. Então comece o quanto antes, mude os seus hábitos alimentares, pois á saúde do seu cabelo está no que você come!

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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