Conheça mais sobre o Outubro rosa + sinais e sintomas do câncer de mama

0
479
views
Cuide do seu corpo.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Conheça a História

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

  • Leia Também

Conheça os Benefícios do Abacate

Dieta Low Carb, Alimentos Permitidos e Benefícios

Temperos Naturais: mais Sabor, Aprenda a usar.

Século 20

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).  

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

Inspiração

   A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.

O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

 A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, portanto um motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A campanha contra o câncer de mama tem como tema “A vida pede atitude. Movimente-se: faça mamografia anualmente”, e destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento rápido e a cura da doença.

A iniciativa foi pensada a partir de pesquisas recentes que mostra que o risco de desenvolver câncer vem aumentando em mulheres com excesso de gordura corporal no abdômen na pré e na pós-menopausa.

SINAIS E SINTOMAS

É muito importante sempre observar as mamas seja durante o banho, ao trocar roupa em qualquer outro momento, podendo assim descobrir pequenas alterações mamárias. Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

Diante desses sinais e sintomas é de extrema importância consultar o médico para obter um diagnóstico, no entanto essas alterações nem sempre são câncer de mama então consulte o médico.

COMO PREVENIR

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Alimentação saudável
  • Prática regular de exercícios físico
  • Manutenção do peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Amamentar
    Já está comprovada a importância da dieta na abordagem ao câncer de mama e, uma prevenção é possível através de alimentos funcionais que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, destacando ômega 3 (azeite de oliva extra virgem, sardinha, atum, salmão, linhaça, abacate), as isoflavonas (soja), e as vitaminas e minerais (frutas, legumes e verduras).

DICAS DE HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA EVITAR O CÂNCER DE MAMA

Comer a cada três horas, em pequenas quantidades
. Priorizar alimentos naturais e evitar os industrializados
. Evitar açúcar e carboidratos, especialmente refrigerantes, pão branco e macarrão
. Reduzir a ingestão de gorduras
. Comer proteínas, frutas legumes e verduras

  • Leia Também

Conheça os Benefícios do Abacate

Dieta Low Carb, Alimentos Permitidos e Benefícios

Temperos Naturais: mais Sabor, Aprenda a usar.

 

Outubro rosa faça o autoexame, previna-se, ame-se!

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
Compartilhe
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta