Carnaval 2018 | Cuide da Saúde e Evite a Desidratação

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Festeje de forma correta.

Desidratação, como o próprio nome indica, é a diminuição de água e eletrólitos do organismo, um quadro particularmente preocupante em crianças e idosos.
Pode ser desencadeada por diarreias, vômitos, febre, taquipnéia (aumento da frequência respiratória) e sudorese excessiva. Nesses casos, ocorrem perdas extras de líquido e eletrólitos do organismo. E como o carnaval já está entre nós, junto com o clima quente de verão, a chances de desidratação são elevadas, pois nos dias de folia geralmente as pessoas, não cuidam de forma correta do seu corpo.

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A desidratação pode ocorrer também quando uma enfermidade ataca o estômago, pois a perda de líquido acontece através de vômitos e diarreia. Quando estiver doente, beber e comer pode parecer uma tarefa árdua, mas é necessário bebericar líquidos transparentes e que estão em temperatura ambiente. Picolés são boas alternativas.

Os sinais mais comuns da desidratação são:

  • Sede
  • Lábios rachados
  • Tonturas ou vertigens
  • Boa seca e grudenta
  • Muita dor de cabeça
  • Náuseas
  • Produção reduzida de urina ou de urina escura

Dicas para evitar a desidratação

  • Se achar difícil ingerir uma certa quantidade de água pura, esprema limão, lima ou laranja fresca sobre um copo d’água. Até mesmo caldo de sopa vale como líquido de hidratação, assim como sucos, chá e café. Porém, não adicione mais açúcar ou cafeína.
  • Outra boa maneira de medir a hidratação corporal é através das idas ao banheiro para urinar: o ideal é ir ao menos 3 vezes ao dia. Caso perceba que não vai tantas vezes ao banheiro, beba mais líquidos.
  • Um bom indicador da ingestão adequada ou não de líquidos é a cor da urina. Ela deve ser transparente ou amarela clara.
  • Beba mais água na escola.
  • Limite a ingestão diária de sal. Batatas fritas cheias de sal são deliciosas, mas deixarão o corpo rapidamente desidratado. Ao comer algo muito salgado, pegue um copo d’água ou beba bastante o dia inteiro.
  • Coma frutas, como a melancia, que contribuem para o aumento da água do corpo.
  • A cada 10-15 minutos de exercícios, coloque cerca de 235 ml d’água em um copo; se a sessão de exercícios durar de 30 a 60 minutos, tome mais água (principalmente ao viver em um local quente) e coloque até uma pitada de sódio (de acordo com matéria do USA Today).
    • Caso pratique esportes ou exercícios moderados que durem mais de 1 hora, é necessário beber um mínimo de 295 ml d’água dentro de um período de 15 minutos antes de começar o exercício além da quantidade recomendada, que são 235 ml a cada 15 minutos durante a atividade e ao menos 235 ml após. Novamente, isso é ainda mais importante em locais quentes.
    • Quando o corpo se desidrata mais do que 2%, mais letárgico e debilitado o indivíduo se sentirá. Beber uma quantidade adequada de líquidos não apenas hidrata o corpo e ajuda a suportar o calor, mas também faz uma limpeza no organismo, eliminando toxinas, transportando nutrientes, lubrificando articulações, ajudando no bom funcionamento do sistema digestivo e na eliminação de excrementos do corpo.
  • Beba mais água em dias com muito vento, pois ele retira água do corpo.

Sucos para hidratar

Suco refrescante

Ingredientes:

– 1 limão grande (116g)

– 1 colher (sopa) de hortelã (2g)

– 1/4 de melão (675g)

– 4 folhas de agrião (2g)

– 1/4 xícara (chá) de gelo (38g)

– 2 colheres (sopa) de açúcar (28g)

– 1 xícara (chá) de água (240ml)

Preparo:

Esprema o suco do limão. Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe com uma peneira e reserve. Distribua dois cubos de gelo em cada copo e acrescente o suco.

Chá Mate com Cascas de Abacaxi

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de água (480ml)

– 2 colheres (sopa) de erva mate (12g)

Preparo:

Coloque a água em uma panela ou chaleira e deixe ferver. Retire do fogo e adicione a erva mate. Abafe e deixe descansar por cinco minutos. Coe e reserve.

Suco da casca do abacaxi

Ingredientes:

– 4 xícaras (chá) de casca de abacaxi picada (520g)

– 3 xícaras (chá) de água (720ml)

Preparo:

Em uma panela, coloque as cascas do abacaxi para cozinhar com a água, até ficarem macias. Retire do fogo e espere esfriar. Coe e misture com o chá. Adoce a gosto. Sirva gelado.

Refresco de repolho roxo com acerola

Ingredientes:

– 4 folhas de repolho roxo (284g)

– 2 pacotes de polpa de acerola (200g)

– 750ml de água

– 2 colheres (sopa) de adoçante (4g)

Preparo:

Higienize as folhas de repolho. Rasgue as folhas de repolho e bata no liquidificador com a polpa de acerola e a água. Adoce e volte a bater por alguns segundos e sirva.

Suco de laranja com gérmen de trigo

Ingredientes:

– Suco de 3 laranjas (150ml)

– 1 banana nanica (160g)

– 2 colheres (sopa) de gérmen de trigo torrado (40g)

– 2 colheres (sopa) de mel (36g)

– 1/2 xícara (chá) de água (120ml)

– 1 laranja para decorar (218g)

Preparo:

Higienize as laranjas e a banana. Pique-as e reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Para decorar, use uma rodela de laranja.

Suco de cenoura, maçã, gengibre e salsinha

Ingredientes:

– 3 cenouras médias (450g)

– 1 pedaço de gengibre de 1,5cm (12g)

– 2 maçãs (322g)

– 3 galhos de salsinha (8g)

– 1 litro de água gelada

Preparo:

Higienize as cenouras, o gengibre, as maçãs e a salsinha. Descasque o gengibre e reserve. Retire as sementes das maçãs e o excesso de talo da salsinha. Descasque as cenouras, o gengibre, as maçãs, e a salsinha com a água e coe. Adoce, se necessário, e sirva gelado.

Suco de abacaxi com couve e hortelã

Ingredientes:

– 1/2 abacaxi (887g)

– 4 xícaras (chá) de água filtrada (960ml)

– 2 folhas de couve (40g)

– 1 ramo de hortelã (2g)

Preparo:

Higienize as folhas de couve e hortelã, descasque o abacaxi e corte em fatias. Em um liquidificador, coloque o abacaxi, a água, a couve, e as folhas de hortelã e bata tudo. Coe o suco e adoce, se necessário.

Smoothie de verão

Ingredientes:

– 1 polpa de maracujá (100g)

– 1 polpa de morango (100g)

– 1 iogurte natural desnatado congelado (200g)

– 1 colher (sopa) de hortelã picada (2g)

– 1 colher (sopa) de granola (8g)

– 3 colheres (sopa) de mel (54g)

Preparo:

Bata no liquidificador as polpas com iogurte, a hortelã, a granola e o mel até ficar cremoso.

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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