Frutas de Janeiro, Conheça os Benefícios ao Consumir as Frutas da Estação

0
899
views
As frutas da estação são melhores que as frutas produzidas fora de época.

Consuma frutas da estação, além de serem mais econômicas são bem mais nutritivas. As frutas da época são mais saborosas e aromáticas, tornando o hábito de consumir frutas mais gostoso.

  • Leia Também

7 Sucos Detox que Ajudam no Emagrecimento

Kombucha: Conheça os Benefícios dessa Bebida Probiótica

Chás para Combater Gases Intestinais

As frutas da estação são melhores que as frutas produzidas fora de época, pois o valor nutricional desses alimentos muda significativamente de acordo com o calendário. As frutas se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, é natural que elas se desenvolvam e captem mais nutrientes do solo em que estão crescendo, por esse motivo podem apresentar valor nutricional muito maior do que as frutas fora de época.

Para conseguir produzir determinadas frutas fora da época os agricultores precisam driblar os desafios enfrentados pelas plantações. Um dos desafios é combater a pragas que acometem essas plantações fora de época, fazendo o uso de agrotóxicos, pesticidas e outros componentes que vão ajudar no desenvolvimento dos frutos. Ao optar por consumir frutas da estação você evita ingerir um volume maior desses compostos, visto que os alimentos produzidos na época de sua safra não necessitam teoricamente desse suporte. Assim você garante uma alimentação mais saudável.

A produção de frutas em sua época e safra demanda menores interferências químicas e humanas para o desenvolvimento do produto, é natural que o seu valor final seja significativamente menor quando comparado com a fruta produzida fora de época, então comer frutas da estação significa benefício ao seu bolso.

Frutas de Janeiro

Abacaxi: Atua como anti-inflamatório, preveni doenças cardíacas e câncer, reduz os riscos de trombose, alivia as dores nas articulações, ajuda na perda de peso, melhora a saúde da pele e dos cabelos, diminui as dores musculares do pós-treino, favorece a recuperação muscular.

 

Carambola: Rica em antioxidantes, protege as células do corpo combatendo o envelhecimento precoce, contém fibras que evitam a absorção do colesterol, diurética combate o inchaço, ajuda a combater a febre e diarreia.

 

Coco verde: Diurético natural, melhora os níveis de colesterol, fortalece o sistema imunológico, colabora com absorção de ferro, excelente para hidratação, melhora prisão de ventre, antioxidante, reduz toxinas do organismo.

 

Figo: Anti-inflamatório, reduz fadiga e beneficia os músculos, melhora a visão, combate anemia, melhora o fluxo intestinal, previne o câncer de mama, auxilia na redução de peso, previne diabetes, reduz a pressão arterial.

 

Framboesa: Antioxidante, previne o câncer, melhora o sistema imunológico, normaliza o nível de açúcar no sangue, promove a saúde cardíaca, combate a retenção de líquidos, fortalece unhas e cabelos.

 

Fruta do conde: Previne prisão de ventre, combate anemia, melhora o sistema imunológico, saúde para os músculos, melhora a pele e os cabelos.

 

Laranja pera: Aumenta a imunidade, melhora a digestão, ajuda na proteção dos olhos, ótima para pele, ajuda a tratar gripes e resfriados, fortalece os ossos, beneficia o coração, previne câncer, protege os rins.

 

Mamão: Regula o intestino, tem ação antioxidante, auxilia no sistema imunológico, combate ao câncer, combate a fadiga, reduz o colesterol, melhora a saúde óssea, faz bem para pele.

 

Maracujá: Fortalece a imunidade, reduz a pressão arterial, limpa o cólon, melhora a digestão, aumenta a produção do sangue, melhora a qualidade de sono, melhora o humor, reduz sintomas de asma, relaxa os nervos e a mente, melhora a visão.

 

Melancia: Facilita a digestão, reduz inflamação, reduz a chances de asma, previne o câncer, reduz dores musculares, ajuda a ter cabelos e pele saudáveis, reduz o risco de doenças cardíacas, reduz gordura corporal.

 

Nectarina: Rica em antioxidantes, saúde para os olhos e para o coração, prevenção ao câncer, combate a obesidade.

 

Uva: Saúde para os olhos, coração e ossos, ajuda na redução de peso, combate a asma, ajuda o controle do diabetes, antioxidante, combate o envelhecimento precoce, alivia enxaquecas, beneficia a pele e os cabelos.

Inclua as frutas da estação na sua alimentação diária.

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
Compartilhe
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta