Por que você deve saber os benefícios goji berry?

0
6945
views
A goji berry ainda é um alimento maravilhoso.

Procuramos constantemente uma maneira eficiente e rápida para perder peso, e com isso a busca incansável de remédios para emagrecimento continua crescendo.

Pois o mercado esta cheio de pílulas “milagrosas”, o que as pessoas não veem é que a melhor forma de estar com o corpo em dia, é uma boa alimentação, e existem vários alimentos que podem te ajudar na conquista dos tão sonhada perde de peso.

E claro que uma dieta e atividade física, sempre é o melhor caminho para sua saúde.

  • Leia Também

Conheça os Benefícios do Abacate

Dieta Low Carb, Alimentos Permitidos e Benefícios

7 Grandes Benefícios que Ganhamos ao Comer Manga

Conhecendo a goji berry

Cultivada há 6.000 anos no sul da Ásia, a goji berry chegou com fama e foi recebida com entusiasmo.

Parece uma uva passa, um pouco mais compridinha e totalmente vermelha.

Encontrada por aqui na versão desidratada, a goji berry tem mais fama que tamanho. Uma fama justificada mas, muitas vezes, mal interpretada.

Seus benefícios energéticos e antioxidantes são fato comprovado cientificamente.

As vitaminas do complexo B presentes na frutinha reduzem a fadiga, stress e melhoram o funcionamento do cérebro.

Ela ainda é um reforço no combate à celulite por conter beta-sisterol, graças à sua ação anti-inflamatória. Cada 100 gramas tem mais beta-caroteno que uma cenoura.

Conheça o poder da Goji Berry

Uma pesquisa publicada em 2011 no Journal of the American College of Nutrition mostrou que a ingestão diária de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias foi capaz de reduzir a circunferência da cintura e aumentar as taxas metabólicas em seres humanos, comparado ao grupo de controle que tomou um placebo.

Tudo por conta de sua rica composição nutricional:

  • 19 aminoácidos que ajudam na formação de proteínas
  • 21 minerais como ferro, cálcio e germânio, apontado como anticancerígeno
  • 22 polissacarídeos, diminuem a glicose do sangue
  • Triptofano, para o sistema nervoso
  • Flavonoides, antioxidante que combate o envelhecimento
  • Beta-sitosterol, ação anti-inflmatória que diminui o colesterol

A Goji Berry além de outras vitaminas possui quantidades enormes de vitamina C, a frutinha possui 50 vezes mais vitamina C do que a laranja.

⇒Saiba mais sobre saúde e dietas aqui⇐

Importante para o emagrecimento

  • ⇒ Vitamina C Ajuda a Acelerar o Metabolismo!

Pesquisas recentes apontaram que além de a vitamina C ter um papel fundamental para fortalecer sua imunidade (que é importante também) ainda ajuda a acelerar o metabolismo, o que torna o emagrecimento muito mais fácil porque com o metabolismo acelerado terá mais facilidade para queimar gordura localizada no dia a dia.

A vitamina C da Goji Berry também ajuda a diminuir o estresse, que é um dos fatores que contribui com a redução da ansiedade.

Sabemos que a ansiedade é um dos fatores que mais contribui para que sinta vontade de comer durante a dieta, com menos ansiedade será mais fácil manter uma alimentação equilibrada e consequentemente emagrecer com saúde a tempo de aproveitar o verão!

Mas não é apenas vitamina C que encontrará na Goji não, existem muitas outras de extrema importância como B1, B2 e B6, 19 aminoácidos e 21 minerais, assim tornando a Goji berry um verdadeiro composto de vitaminas, aminoácidos e minerais para fortalecer sua dieta.

Eficaz e saudável

Também vale lembrar que a Goji Berry emagrece e é a maior fonte conhecida de carotenoides, portanto também ajuda a evitar problemas de visão e ainda a fortalecer a proteção natural do corpo contra os raios ultravioleta, o que será bastante útil durante o verão.

Por possuir grandes quantidades de carotenoides e vitamina C também já fica evidente que a Goji possui uma forte ação antioxidante, o que é um fator importante no emagrecimento saudável e ainda para sua beleza, afinal antioxidantes são considerados o “segredo” da longevidade e beleza.

  • ⇒ Onde Comprar Goji Berry?

Este é certamente um dos maiores desafios para quem vai consumir Goji, isto porque não existe plantação de Goji Berry no Brasil, portanto não encontrará a fruta fresca a venda em mercados e/ou feiras livres.

O que irá encontrar é apenas Goji desidratada em lojas de produtos naturais, o que seria uma solução, uma solução cara na verdade.

A Goji desidratada acaba saindo caro e nada prático porque mesmo sendo desidratada após abrir a embalagem terá um curto prazo para consumo, terá que armazenar em local adequado.

Goji berry afasta a gripe

Dê mais atenção à goji berry, uma pesquisa da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, notaram o seguinte: cobaias mais velhas que tomaram uma bebida à base da fruta responderam melhor à vacina anti-gripe após serem expostas ao vírus da doença.

“A goji berry aprimora a ação de células responsáveis por ativar unidades do sistema imune que combatem infecções”, acredita Simin Meydani, autora da pesquisa.

A especialista ressalta que são necessários outros experimentos para averiguar se os idosos teriam as mesmas vantagens ao apostar na fruta.

1Melhorar a visão

Um dos destaques dessa frutinha são os carotenoides, grupo do qual fazem parte o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina. Esta, aliás, é a grande representante da turma, já que responde por quase 60% do conteúdo de carotenoides da fruta.

E já está mais do que demonstrado que as substâncias dessa classe são capazes de prevenir problemas sérios de visão, como aqueles que afetam a mácula – a parte central da retina, cuja missão é captar os detalhes.

 Prevenir câncer

Também chama atenção a quantidade de betacaroteno presente na goji berry: seis colheres de sopa da fruta (100 g) concentram 7,4 mg desse nutriente. Para ter ideia, a mesma porção de cenoura – uma das mais famosas fontes de betacaroteno – tem 4,7 mg.

Graças ao seu poder antioxidante, ele impede o aparecimento de tumores ao combater os radicais livres, substâncias capazes de provocar mutações nas células.

Auxiliar o intestino

As fibras – importantes para o bom funcionamento desse órgão – também são abundantes na goji. Seis colheres de sopa da fruta (100 g) têm 7,4 mg de fibras. A mesma quantidade de feijão tem 6,4 g do nutriente.

Ajudar a emagrecer

Se o seu principal objetivo é perder peso, saiba que a goji berry tem seus préstimos. Isso porque, na escala de índice glicêmico (IG), ela soma ínfimos 29 pontos. Alimentos com menos de 50 são considerados de baixo IG.

E a vantagem disso é simples: como eles não fazem os níveis de glicose disparar, o pâncreas não precisa liberar de vez uma enxurrada de insulina no sangue para dar conta de todo o açúcar excedente. Lembrando que outra função desse hormônio é armazenar energia no corpo – inclusive na forma de gordura

  • Leia Também

Conheça os Benefícios do Abacate

Dieta Low Carb, Alimentos Permitidos e Benefícios

7 Grandes Benefícios que Ganhamos ao Comer Manga

Composição nutricional de Goji Berry

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g da fruta desidratada:

Quantidade por 100 g
Energia: 349 kcal
Proteína 14 g Vitamina C 48 mg
Carboidrato 77 g Ferro 6,8 mg
Gordura 0,4 g Cálcio 190 mg
Fibra 13 g Sódio 298 mg

Essa fruta pode ser consumida fresca ou adicionada em vitaminas, iogurtes, sucos e saladas, podendo ser comprada em lojas de produtos naturais, lojas de suplementos alimentares e de produtos nutricionais. Além disso, o suplemento em cápsulas também pode ser encontrado em farmácias de manipulação.

Receitas com Goji Berry

Suco de Goji berry para emagrecer

Ingredientes

  • 15 g de Goji berry desidratada
  • Suco de 2 laranjas
  • 40 g de framboesas

Modo de preparo

Deixar as bagas de molho em 170 ml de água por 15 minutos. Espremer a laranja e bater todos os ingredientes no liquidificador. Beber sem adicionar açúcar.

Mousse de Goji berry

O mousse de goji berry é rico em fibras e proteínas, podendo ser utilizado no café da manhã, lanche da tarde ou no pós-treino.

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de goji berry desidratada;
  • 1 pote de iogurte desnatado;
  • 1 caixa de creme de leite light;
  • 2 envelopes de gelatina sem sabor;
  • 1 xícara de chá de leite desnatado;
  • 5 colheres de sopa de adoçante em pó.

Modo de preparo

Colocar o goji berry em água por 30 minutos, retirar e triturar as frutas. Dissolver 1 pacote da gelatina em 300 ml de água, adicionar o goji berry e 3 colheres de sopa de adoçante, misturando bem. Bater no liquidificador o iogurte, o creme de leite, o leite, 1 envelope de gelatina e 2 colheres de adoçante em pó.

Misturar a gelatina de goji berry com o creme do liquidificador e distribuir em taças, colocando na geladeira até ficar com uma consistência firme.

Quando não comer Goji berry

Esta fruta está contraindicada em casos de uso de medicamentos para afinar o sangue, como Varfarina e Aspirina, e remédios para controlar a diabetes e a pressão alta. Por isso, na presença dessas doenças o médico deve ser consultado antes de iniciar o consumo de goji berry, tanto da fruta quanto das cápsulas.

Além disso, essa fruta também pode reagir com antibióticos, antifúngicos, antidepressivos, antivirais, medicamentos para tratamento de câncer, osteoporose, colesterol alto e controle de hormônios, devendo ser evitada em caso de uso algum desses remédios.

Deixe uma resposta