Gripe de Inverno | Saiba como Combater com Alimentos Saudáveis

0
560
views
Cuide-se mais no inverno.

A queda brusca de temperatura deixa muita gente com a saúde comprometida por contas das famosas gripes, resfriados e inflamações na garganta. O que é também preocupante são os riscos de adquirir a doença H1N1 nas estações mais frias, pois as vacinas distribuídas em postos de saúde foram direcionadas a um público específico considerado de maior risco, como idosos e portadores de doenças crônicas, logo muitas pessoas não se protegeram.

  • Leia Também

Biotina | Saiba mais Sobre a Vitamina que faz bem para os Cabelos, Pele e Unhas

Whey Protein | Conheça mais a Suplementação

Moringa | Conheça os Benefícios para a Saúde Dessa Iguaria

É difícil distinguir uma gripe comum do vírus H1N1, portanto a melhor forma de deter a doença é por meio da vacina ou aderindo aos métodos preventivos, como manter uma alimentação saudável, rica em alimentos aliados da imunidade, deixar os ambientes arejados durante o frio para a circulação de ar, utilizar lenços descartáveis em casos de coriza nasal, sempre ter na bolsa o álcool em gel para higienizar as mãos, principalmente após o contato com objetos públicos em trens, ônibus,

Veja algumas classe de alimentos que ajudam a combater a gripe

 

1. Frutas cítricas
Laranja, limão, tangerina e outras frutas cítricas são excelentes no combate e fortalecimento da imunidade em relação à gripe. Por possuírem bastante Vitamina C, essas frutas atuam diretamente no sistema imunológico e ainda contribuem para a hidratação corporal por conterem bastante água.

 

2. Oleaginosas
Nozes, castanhas e amêndoas são alguns exemplos de oleaginosas que contribuem com o sistema imunológico como um todo. Graças ao alto índice de vitamina E, esses alimentos fornecem uma grande ajuda no combate a diminuição da atividade imunológica. Além disso, são fontes de proteínas e vitaminas que ajudam o sistema cardíaco.

 

3. Alho
Além de ser um excelente tempero natural, o alho é rico em vitamina D, um poderoso antimicrobiano que combate gripes, resfriados e algumas infecções respiratórias.

 

4. Gengibre
Este excelente termogênico, que auxilia na aceleração do metabolismo e ajuda no processo de emagrecimento, também é um ótimo combatente para a gripe e outros tipos de vírus. Isso acontece pelo alto índice de vitamina C e B6, presentes no alimento, além do gingerol: uma substância com propriedades anti-inflamatórias e poderosas em manter a imunidade em dia.

 

5. Iogurtes naturais
Os iogurtes naturais são ricos em lactobacilos, que mantém a flora intestinal em dia, eliminando toxinas que afetam o sistema imunológico. Por contribuírem com a flora intestinal, também possibilitam a melhora do processo de digestão como um todo.

 

Lembre-se sempre que uma boa alimentação é crucial para o combate não só da gripe, mas de inúmeras doenças e de seus sintomas. Por isso, na grande maioria da vezes, não são necessários remédios e outros químicos para manter a saúde em dia, bastando adicionar os alimentos corretos na rotina para que seus benefícios naturais.

Deixe uma resposta