Moringa | Conheça os Benefícios para a Saúde Dessa Iguaria

3
760
views
Suas folhas têm um sabor levemente picante.

A Moringa ? – ou Moringa oleifera, como é conhecida cientificamente. A planta tropical é de origem indiana e africana. A planta traz uma série de benefícios, tanto para saúde e nutrição, quanto para economia e meio ambiente.

Na Etiópia, a espécie mais comum de moringa é a stenotepala, que é largamente plantada nas encostas das montanhas em Konso, e ao redor das casas e cabanas de palha dos habitantes. A planta garante um mínimo de elementos nutritivos para a população do local, especialmente para as crianças.

Suas folhas têm um sabor levemente picante, semelhante ao agrião. Elas podem ser consumidas de diversos modos, como cruas em saladas, ou cozidas em sopas. Um prato muito apreciado na Indonésia e no Timor Leste é feito com suas flores fritas em óleo de coco e depois imersas em leite de coco. A iguaria se chama makansufa e é comida com arroz ou milho. Suas flores também dão um belo aspecto quando utilizadas em saladas e são amplamente utilizadas na preparação do chá de moringa. Suas vagens verdes têm sabor parecido ao grão de bico e podem ser consumidas cozidas. Quando a planta é jovem e tem em média 30 cm, suas raízes possuem uma reserva nutricional e podem ser ingeridas. De sabor picante, elas podem ser consumidas em saladas ou refogados. Contudo, após esse período, a raiz seca e não pode mais ser ingerida. O óleo extraído de suas sementes é passível de ser utilizado em diversas receitas.

  • Leia Também

Chás para Combater Gases Intestinais

Mulungu | Conheça a Planta Capaz de lhe Trazer Tranquilidade

Insônia | Saiba o que Comer Quando o Sono não Vem

Veja alguns dos seus benefícios


01-Reduz os níveis de glicose no sangue;
02-Reduz o colesterol ruim (LDL);
03-Combate à anemia, devido ao seu alto teor de ferro;
04-Reduz a pressão arterial;
05-Melhora as articulações, graças ao seu efeito anti-inflamatório;
06-Combate a asma;
07-Melhora a imunidade do organismo;
08-Fortalece os músculos e ossos;
09-Ajuda na perda de peso;
10-Melhora as funções mentais, como a memória e capacidade de aprendizagem;
11-Ajuda no crescimento do cabelo;
12-Protege o fígado e os rins;
13-Oferece mais beleza e saúde à pele;
14-Acelera o metabolismo;
15-Trata pacientes com HIV;
16-Aumenta a produção de leite materno;
17-Combate e previne a cegueira;
18-Fornece energia ao corpo.

✔️ Entre seus benefícios podemos encontrar ainda sua ação como anti-inflamatória, digestiva, entre outros. A planta, conhecida como árvore milagrosa, pode ter todas as suas partes aproveitadas, pois todas contêm propriedades medicinais. São elas as folhas, raízes, vagens, flores, cascas, sementes e frutas.

✔️ Rica em vitamina A, B e C, além de minerais como o ferro, o cálcio, o sódio, o fósforo, o magnésio e o potássio, a planta fornece quatro vezes mais cálcio que o leite, sete vezes mais vitamina C do que a laranja, três vezes mais potássio que a banana e quatro vezes mais vitamina A do que as cenouras. 

O chá de moringa

É feito com as folhas e carrega todos os benefícios, podendo ser consumido diariamente.
Modo de preparo:

2 col. sopa pra 500 ml de água, infusão até 10 minutos.

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
Compartilhe

3 COMMENTS

Deixe uma resposta