O que é Fitoterapia?

0
392
views
As plantas são as matérias-prima dos fitoterápicos

A palavra Fitoterapia deriva dos termos “Phyton” = vegetal e “Therapeia” = terapia e significa “Tratamento de doenças mediante o uso de plantas”.

  • Leia Também

Alimentação na Ansiedade

Kombucha: Conheça os Benefícios dessa Bebida Probiótica

Café Turbinado: Bulletproof Coffee

A fitoterapia é uma terapêutica que caracteriza se pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas.

As plantas são as matérias-prima dos fitoterápicos (folhas, caule, flores, raízes ou frutos) com efeitos farmacológicos medicinais, alimentícios, coadjuvantes técnicos ou cosméticos.

Há diversos fitoterápicos para atuar em várias situações como: ansiedade, compulsões, perda de gordura corporal, aumento do metabolismo, ganho de massa muscular, além auxiliar no tratamento de diversas doenças como: diabetes, hipertensão, artrite, dentre outras.

“Fica regulamentada a prescrição destes pelos nutricionistas, desde que seja na forma in natura fresca ou como droga vegetal nas suas diferentes formas farmacêuticas, como, por exemplo, em pó, cápsulas, gotas, chás e demais formas encontradas no mercado”.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Os alimentos fitoterápicos foram sempre utilizados pela medicina popular, ou senso-comum, por nossas bisavós, avós, mães, tias que, com seus conhecimentos e experiência de vida, sempre fizeram o uso de diversas plantas para tratar as mais diferentes doenças. Porém, para fazer tratamento com fitoterápicos é importante o acompanhamento de um profissional de saúde uma vez que possuem propriedades farmacológicas e em alguns casos efeitos adversas à saúde.

Aqui no Boas Calorias vão ter várias dicas de alimentos e ervas fitoterápicas e como usar de formas mais naturais, incluindo na sua alimentação diariamente, porém é importante consultar o seu médico ou nutricionistas para que possam prescrever fitoterápicos de acordo com o seu perfil!

Plantas medicinais e fitoterápicos

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
Compartilhe
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta