Quais São os Benefícios da Castanha de Caju?

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Gorduras insaturadas são capazes de reduzir os triglicérides no corpo.

A castanha de caju pertence ao grupo das oleaginosas (assim como as nozes, avelãs e amêndoas) e possui um sabor característico ao paladar brasileiro. A castanha tem como vantagem o crescimento durante todo o ano ano e é um ingrediente especial para ser servido em saladas, lanches, iogurtes e muito mais. O caju quanto a castanha de caju contêm diversas propriedades que oferecem diversos benefícios à saúde.

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Propriedades

Gorduras Insaturadas

Ela possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, elas são conhecidas por ajudar a controlar os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom). Além disso, as gorduras insaturadas são capazes de reduzir os triglicérides no corpo, estes são as gorduras presentes no corpo usadas para fornecer energia; quando em excesso, elas são armazenadas no tecido adiposo como reserva energética e se transformam nas conhecidas “gordurinhas”. Por reduzirem os triglicérides e controlarem o colesterol, eles ajudam a melhorar a saúde do coração e a circulação sanguínea.

Benefícios

Protege o sistema cardiovascular

As gorduras boas que compõem a castanha de caju são responsáveis por aumentar os níveis de HDL e diminuir os de LDL, diminuindo assim as chances de infarto. Além disso, o magnésio também encontrado nesse alimento mantém a pressão arterial sempre sob controle.

Fortalece o sistema imunológico

A grande quantidade de zinco presente nessa oleaginosa promove o fortalecimento dos sistemas de defesa do organismo. A castanha de caju beneficia o sistema imunológico e mantém nosso corpo protegido contra diversos tipos de doenças causadas por vírus ou bactérias.

Melhora o humor

A castanha de caju é rica em triptofano, uma substância essencial para que a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar e que ajuda a controlar a ansiedade, seja produzida em quantidade suficiente. Um outro exemplo de alimento que contém triptofano é o chocolate.

Ajuda a emagrecer

Esse tipo de castanha é uma ótima opção de lanche da manhã ou da tarde em dietas de emagrecimento. Rica em fibras, ela é capaz de otimizar a digestão dos alimentos, impedir o acúmulo de gordura e prolongar a saciedade.

Mantém os ossos saudáveis

O cálcio é encontrado com abundância nesse tipo de castanha, por este motivo, ao ser ingerida os ossos e os dentes são beneficiados e se tornam mais fortes. Esse tipo de alimento é ótimo para prevenir a osteoporose.

Cabelos saudáveis

Além do uso de cremes, os cabelos necessitam de nutrientes através da alimentação, só assim é possível garantir que os fios nasçam saudáveis e se mantenham sedosos ao longo dos anos. O cobre encontrado na castanha de caju auxilia que os fios nasçam fortes, previne o surgimento de fios muito finos e brancos.

Fornece energia para o corpo

A castanha de caju é rica em magnésio, mineral que possui inúmeras funções no organismo, mas a principal é auxiliar na produção de energia. Sendo assim, o consumo regular de castanha de caju combate a indisposição e a falta de ânimo para realizar tarefas do dia-a-dia.

Como consumir?

Para aproveitar todos os benefícios da castanha de caju é preciso não exagerar no consumo. Uma porção de 10g (de 4 a 5 unidades) é suficiente para que o organismo consiga aproveitar todas as substâncias presentes na oleaginosa que são úteis para a saúde. A quantidade indicada para consumo diário contém apenas 50 calorias.

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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