Receitas de sobremesas Veganas para o Natal

0
945
views

 

Liberte o vegano que vive em você

Para quem acha que sobremesa vegana é sem graça e deixa a desejar, está muito enganado. Então, que tal escolher a sua receita para preparar para seus amigos e familiares e aproveitar para mostrar que a comida vegana tem muitoooo sabor! Segue algumas receitinhas maravilhosas para sua ceia de Natal vegana.

  • Leia Também

Brigadeiro Funcional de Biomassa

RECEITA VEGANA: Espaguete de Abobrinha

Suco para Combater Celulite e flacidez

Fudge de chocolate

 

Ingredientes:
1 lata de leite de soja condensado
1 chávena de avelãs partidas grosseiramente

3 chávenas de chocolate de culinária vegano em barra
1 colher de sobremesa de aroma de baunilha

Preparo: Em uma panela derreta o chocolate aos pedaços com o leite condensado. Desligue e junte as avelãs e a baunilha, misture bem. Forre uma forma retangular com papel alumínio e despeje na forma de forma uniforme. Leva para refrigerar até ficar sólido. Depois, desenforma, retire o papel de alumínio e corte aos quadrados. Está pronto a servir. Pode substituir avelã por pistaches ou nozes e adicionar frutas como cranberry, tâmaras ou damascos.

 

Torta vegana de amêndoa e coco

 

Ingredientes

2 xíc. chá de farinha de Trigo Integral

1 col. chá de bicarbonato de sódio

4 col. sopa de creme vegetal

1 xíc. chá de açúcar demerara

3 col. sopa de linhaça dourada grão

40 amêndoas inteiras com casca

1 coco seco partido ao meio

80g de Amêndoas em lascas

Água mineral

 

Preparo: Para retirar a polpa do coco: coloque metade do coco direto sobre a chama do fogão (a parte da casca no fogo), e deixe que a casca queime. Retire do fogo, e com uma faca faça cortes rentes a polpa do coco facilitando sua retirada. Despreze a pele marrom. Processe a polpa do coco ou rale-a, e reserve. No liquidificador bata a linhaça até que fique completamente triturada. Misture um pouco de água para ficar com a consistência de um gel. Reserve. Ferva meio litro de água e coloque as amêndoas com casca. Deixe cozinhar por 2 minutos. Retire-as da água quente e jogue-as diretamente em uma bacia com água gelada e gelo. Retire as cascas das amêndoas, apertando-as com as mãos. Em uma vasilha misture a farinha, o açúcar e o bicarbonato.

No liquidificador coloque o creme vegetal, a mistura de linhaça e as amêndoas, e bata até que forme uma massa uniforme com consistência um pouco mole. Se necessário, acrescente um pouco mais de água. Junte essa mistura à farinha, e com as mãos aperte-a formando uma massa. Disponha-a numa forma de fundo falso untada com creme vegetal. Aperte para que fique uniforme. Coloque o coco ralado por cima, e as lascas de amêndoas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 35 minutos.
Espere esfriar para desenformar.

Dicas: sirva acompanhado com doce de leite vegano ou geléias de frutas vermelhas.

 

Sorvete vegano de limão siciliano

Ingredientes

Raspas de 2 limões sicilianos

Suco de 6 limões sicilianos

1 xíc. chá cheia de açúcar demerara pulverizado

2 e 2/4 de xíc. chá de água

3 folhas de hortelã

2 cravos

1 canela em pau

 

Preparo: Em uma panela, coloque a água, canela, cravos, e as folhas de hortelã. Misture o açúcar e leve ao fogo, sem mexer até que forme uma calda. Desligue o fogo e retire os condimentos, depois acrescente as raspas de limão. Junte o suco de limão e misture bem. Coloque em uma travessa funda e leve ao freezer até ficar duro. Retire do freezer e bata na batedeira até ficar cremoso. Distribua em taças individuais e leve-as ao freezer até endurecer novamente. Decore com rodelas de limão.

 

Pavê vegano de nozes e damasco com calda marroquina

 

Ingredientes:
Brigadeiro de Nozes

2 xíc. de nozes

1 xíc. de açúcar demerara

1 col. sopa de cacau em pó

Preparo: Deixe as nozes de molho em água por 10h. Escorra a água e enxágue. Bata as nozes com meio litro de água pura. Não coe! Em uma panela, derreta o açúcar até virar caramelo, depois despeje o leite de nozes e mexa. Deixe reduzir por aproximadamente 25 minutos, mexendo para não grudar.

 

Ingredientes:

Creme de damasco

4 tâmaras

1 xíc. de leite de coco

1 xíc. de damascos

Preparo: Processe todos os ingredientes até ficar um creme homogêneo.

 

Calda marroquina

1 xíc. de damascos secos

1 col. de sopa de raspas de laranja

1 xíc. de suco de laranja

Preparo: Deixe os damascos de molho no suco de laranja por três horas. Processe os damascos e acrescente no final as raspas de laranja.
Ingredientes:
Crocante de nozes com gengibre

3 col. sopa de açúcar demerara

1 col. sopa de gengibre

1/2 xíc. de nozes picadas

Preparo: Derreta o açúcar com o gengibre ralado e acrescente as nozes, mexendo sempre para queimar. Transfira para um recipiente de vidro e reserve.

Montagem: Utilize bolachas veganas glúten free para a montagem. Começando pela bolacha e crocante, vá intercalando as camadas de creme, calda, brigadeiro, bolacha e crocante

 

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
Compartilhe
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta