Saiba como usar usar temperos naturais na preparação de alimentos

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Escolha o melhor tempero para sua comida.

Os temperos naturais são conhecidos serem uma alternativa saudável, evitando o excesso no uso de sal ou a formas de preparo prejudiciais à saúde, por exemplo, um refogado à base de ervas, é muito mais saboroso e saudável do que uma fritura.

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O ato de temperar os alimentos com ervas e condimentos naturais, vai muito além de simplesmente agregar sabor ás refeições, pois o consumo desses temperos traz diversos benefícios para a nossa saúde, pois são ricos em substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce, estimula a digestão, entre outros.

 

Como combinar?

O verbo temperar vem do Latim temperare, que significa “misturar corretamente, moderar, regular”. Escolher as combinações e quantidades corretas dos condimentos para cada tipo de alimento pode ser um verdadeiro desafio na cozinha.

Por isso, antes de sair misturando tudo vale a pena você conferir algumas dicas sobre quais temperos combinam com o tipo de comida que você pretende preparar.

Veja as melhores combinações

Verduras: cebolinha, estragão, manjericão, manjerona, hortelã, salsa, pimenta, tomilho, noz moscada, páprica.

Ovos: alho, salsa, pimenta, açafrão, chimichurri.

Carnes bovinas: louro, cebolinha, cravo da índia, cominho, alho, pimenta, alecrim, manjerona,

Carnes suínas: coentro, cominho, alho, gengibre, pimenta, sálvia, tomilho.

Aves: alho, orégano, alecrim, sálvia, gengibre, curry, páprica.

Peixes: alecrim, louro, salsinha, hortelão, coentro, açafrão.

Massas e molhos: noz moscada, páprica, tomilho, cominho, canela, salsinha, manjericão, orégano, louro.

Cozinhar também permite que você misture as ervas para dar um sabor todo especial na comida. Algumas combinações são tão saborosas que até já possuem até um nome especial.

Exemplo:

  • Cheiro verde (salsinha e cebolinha).
  • Bouquet garni(tomilho, louro, salsa, salsão e alecrim).
  • Ervas finas(manjericão, orégano, sálvia, tomilho, manjerona e alecrim).
  • Ervas de provence(manjericão, manjerona, alecrim, segurelha, tomilho, flores de lavanda e louro).
  • Dica para reduzir o consumo do sal, receita de Sal de Ervas

Ingredientes:

  • Alecrim
  • Manjericão
  • Orégano
  • Salsinha
  • Gergelim branco tostado (opcional)
  • Sal marinho

Preparo: coloque partes iguais das ervas secas e do sal (exemplo 2 colheres sopas). Bata tudo no liquidificador e guarde em um pote de vidro para usar no lugar do sal comum, dessa forma você estará reduzindo o consumo de sal da sua casa.

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
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