Conheça os mito e verdades sobre o uso do Whey Protein

0
21219
views
Hand holding doser and pouring food supplement in supplement pot
O que é mito ou verdade no Whey Protein?

Manter uma rotina de alimentação saudável e, principalmente, de uma programação voltada às atividades físicas é bastante difícil. Sempre tem aquela preguiça, aquela vontade de desistir ou mesmo de nem dar o primeiro passo.

Porém, se exercitar faz muito bem à saúde, e o uso correto e orientado por profissionais de uma suplementação pode ajudar e muito no ganho de massa e na perda de medidas.

 

  • Leia Também

Como fazer o Kombuchá | Conheça as contra indicações

Dieta Low Carb, Alimentos Permitidos e Benefícios

Benefícios da beterraba crua e cozida | Bônus receitas detox

 

O que muita gente não sabe é que o uso do mais popular dos suplementos, o Whey Protein, tem diversos benefícios à saúde. E para explicá-los, especialistas contam o que é mito e o que é verdade sobre a proteína do soro do leite.

Whey Protein possuem muitos mitos ao seu redor, como por exemplo de que o Whey só serve para ganhar músculo, pois também fortalece o sistema imunológico. Ou seja é mito que ele engorda.

Outro mito é quando falam que o Whey faz o cabelo cair. Ele é feito a partir da proteína do soro do leite de vaca e não há substância química que possa fazer mal aos cabelos ou ao couro cabeludo.

 

Não há mágica

O Whey Protein é comumente associado ao ganho de massa muscular, e apesar de ser um importante aliado, não é capaz de proporcionar grandes resultados se consumido sem a adequação da dieta como um todo.

A proteína do soro do leite, que é rico em aminoácidos essenciais (BCAA), torna o Whey um importante aliado no processo de hipertrofia, já que proteínas são nutrientes indispensáveis para a recuperação celular. O suplemento ajuda na construção das fibras musculares microlesionadas durante o treinamento assim como no seu aumento.

Alguns outros suplementos que podem ser combinados com o Whey, como a creatina, que otimiza a recuperação energética celular durante os exercícios, facilitando o aumento da intensidade dos treinos, fator preponderante para ótimos resultados.

Muitas pessoas insinuando que essa proteína faz mal para a saúde. Não é verdade. Também não é realidade que essa proteína não pode ser consumida por veganos. Existem, sim, proteínas de origem vegetal, como a proteína do arroz, revela.

O uso do Whey Protein é mais comum nas refeições pós-treino, mas a utilização dela pode ser feita em qualquer horário do dia e que a pessoa deve procurar orientação adequada.

Considerando que alguns produtos no mercado são feitos com proteínas mais baratas ou com uma grande quantidade de carboidrato, deve-se observar a quantidade de proteína por dose.

Mas claro há contraindicações para casos de pessoas que têm ou que já tiveram problemas nos rins. Por isso, cada caso é um caso, e o auxílio e a orientação de um profissional capacitado são fundamentais sempre.

Suplemento ajuda no emagrecimento

Um outro mito sobre o uso do Whey Protein é com relação à ajuda para o emagrecimento. O suplemento, de acordo com especialistas, ajuda, sim, a perder peso de forma saudável.

O consumo de proteínas é muito importante para este fim, uma vez que esses nutrientes são capazes de estimular um maior gasto energético. O Whey estimula a saciedade, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e pode auxiliar a prevenir a perda de massa magra no processo de emagrecimento.

Quando se trata do soro do leite pode substituir outras fontes de proteína, mas com um valor calórico menor, o que é um fator importante para emagrecimento. Em dietas hipocalóricas (onde se gasta mais energia do que se ingere), é comum. A perda de massa muscular caso a ingestão de proteínas seja insuficiente.

É por isso que o Whey surge como um excelente componente nesse processo. Em geral, por ser uma proteína natural, não há contraindicações. Apenas pacientes com complicações renais severas podem ter seu consumo restrito.

Existem três tipos de suplemento para emagrecimento e ganho de massa. Há o Whey concentrado, o isolado e o hidrolisado. Então, para a utilização do Whey Protein com o objetivo de emagrecimento, recomenda-se as proteínas isolada e hidrolisada.

 

  • Leia Também

Como fazer o Kombuchá | Conheça as contra indicações

Dieta Low Carb, Alimentos Permitidos e Benefícios

Benefícios da beterraba crua e cozida | Bônus receitas detox

Dicas importantes

 

  1. Sempre que quiser adicionar um suplemento à alimentação, procure um nutricionista para que ele auxilie
  2. O WheyProtein estimula a saciedade e pode ajudar a prevenir a perda de massa magra no processo de emagrecimento
  3. É importante observar a credibilidade da marca e se ela possui o selo da Anvisa
  4. Para os praticantes de atividade física e atletas, ele ajuda na melhora do rendimento, no aumento de força e no ganho da massa muscular
  5. Não adianta nada apenas tomar o suplemento e não se alimentar corretamente, ele não faz milagre
  6. Pessoas com problemas renais, como insuficiência renal aguda, precisam de orientação para controlar a quantidade de proteínas de consumo
  7. Alérgicos à proteína do leite precisam passar por orientação específica
  8. O consumo sem orientação pode sobrecarregar e comprometer o funcionamento do fígado e dos rins
  9. Para obter ganhos de qualquer tipo, é necessário aliar o suplemento a uma alimentação rica e ao descanso apropriado.

 

Saiba um pouco mais

 

5 Receitas com Whey Protein

 

1 – Crepe light com Whey

receita rende 3 porções e possui 134 calorias. É uma ótima pedida para lanches intermediários e para o café da manhã,

Ingredientes

  • 2/3 do medidor de Whey Protein (20 g)
  • 3 claras
  • Uma colher (chá) de margarina light

Modo de preparo

Bata o suplemento e as claras no liquidificador ou no mixer. Unte uma frigideira antiaderente pré-aquecida com com margarina light e despeje 1/3 da massa sobre ela, levando ao fogo médio. Quando as bordas se desgrudarem, vire o disco e deixe dourar por mais um minuto. Acrescente um recheio saudável, como peito de peru, e dobre o crepe.

 

2 – Suco para secar barriga com Whey Protein

Feito com amora congelada, é uma ótima opção para emagrecer e ainda se refrescar no calor.

Ingredientes

  • 1 porção de amoras congeladas
  • 200 ml de leite de arroz
  • 1 dose de Whey Protein

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer e consuma a bebida antes do treino ou pela manhã.

 

3 – Cupcake de chocolate proteico

Ingredientes

  • 50 ml de leite de soja
  • 1 medida de Whey Protein sabor chocolate (30 g)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de aveia
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • 3 colheres (sopa) de adoçante em pó
  • 1 clara de ovo

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes, exceto o leite, e mexa até que a massa fique homogênea. Adicione a bebida aos poucos até que a massa ganhe consistência. Em seguida, despeje a mistura em forminhas para cupcake. Asse no forno 200ºC durante seis minutos.

 

4 – Mousse de Whey

Ingredientes

  • Pó para preparo de mousse de Whey Protein (vendido em lojas de suplementos)
  • 200 ml de leite de soja
  • 1 clara de ovo

Modo de preparo

Adicione os ingredientes aos poucos em uma tigela, até que a massa obtenha consistência de um mousse. Leve à geladeira, espere endurecer e sirva.

 

5 – Flan de café proteico

Ingredientes

  • 150 ml de leite sem lactose
  • 1 xicara (chá) de café
  • 1 medida de Whey Protein sabor baunilha
  • 1 pacote de gelatina sem sabor
  • Essência de café a gosto

Modo de preparo

Liquidifique tudo e despeje em uma tigela ou em potes individuais. Coloque na geladeira até resfriar, o que deve ocorrer em aproximadamente três horas, e sirva.

 

Isabela Matos, Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia. Acredita que a alimentação ideal não é medida por calorias, e sim por nutrientes, comer bem pode e deve ser um prazer!
Compartilhe

Deixe uma resposta